/

?IX CONFEMAS é realizado em Selvíria com presença de grande público

3 minutos de leitura

A Prefeitura de Selvíria, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, realizou a 9ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social – CONFEMAS, que teve início na noite da última quinta-feira (20), às 19h30min, e na sexta-feira, por volta as 08hrs, no auditório da Secretaria de Assistência Social. A Conferência teve como tema principal: Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. 

A IX Conferência Municipal constitui-se em instância que tem por objetivo a avaliação da Política da Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, bem como eleger dois (2) delegados (as) para a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá em outubro deste ano. 

De modo a favorecer os debates no processo conferencial foram organizados quatro eixos temáticos. Eixo 1: A proteção social não contributiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócioassistenciais; Eixo 2: Gestão  democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3: Acesso às seguranças sócioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos assistenciais; Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia  dos direitos sócioassistenciais.

Grande público marcou presença no evento, bem como autoridades do município: o prefeito, José Fernando Barbosa; os secretários, Fabio José Pereira (Administração); Marcia Bento (Cultura), Tatiane Araújo da Paz (Assistência Social); Francisca Justino Sales (presidente do Conselho Municipal de Assistência Social), vereadores, Jose Antônio de Souza Junior (presidente da Câmara), e Alessandro Batista Leite, e representantes de projetos, instituições e entidades também do município. 

O evento também contou com as ilustres presenças de Iracema de Fátima Nais Inoue (assistente social-técnica da Coordenadoria de Proteção Social Especial, na SUPAS – Superintendência da Política de Assistência Social e SEDHAST – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, em Campo Grande), convidada como palestrante, e Silvana Barbosa dos Santos (assistente social no fórum de Aparecida do Taboado), convidada como debatedora. “Ambas contribuíram muito para a conferência com o rico conhecimento que possuem, foi uma honra recebê-las, e saber que podemos contar com pessoas tão batalhadoras e esclarecidas em causas sociais”, comentou com satisfação, a secretária de Assistência Social, Tatiane.

Vídeos, palestras e debates abordando o tema central e assuntos relacionados foram constantes no evento. Também houve apresentações artísticas por membros do projeto Ser Mais I (dança), e também da Igreja Batista de Selvíria (peça teatral).  

Já próximo ao encerramento do evento e após as aprovações das propostas de cada grupo organizado pelos quatro eixos, foi o momento de eleger os (as) delegados(as) e suplentes, que levarão tais propostas à Conferência Estadual de Assistência Social. Foram eleitas delegadas na Conferência: a diretora na pasta de Assistência Social, Elizabete Teixeira (representando governo local), tendo como suplente, Eranide Sokolowski, e também a assistente social, Elizabeth Vagaes (representando entidades e Organizações de Assistência Social do município), tendo como suplente Francisca Justino Sales.

Em sua participação no evento, o prefeito José Fernando, comentou com entusiasmo: “Aproveitem essa ótima oportunidade para que possam absorver o máximo de conhecimento sobre os temas aqui abordados. A Assistência Social é uma peça fundamental para os municípios, e estaremos sempre realizando trabalhos em parceria visando o desenvolvimento e o bem-estar do cidadão selvirense”. 

Para a palestrante Iracema Inoue: “A realização das Conferências Municipais de Assistência Social, têm grande importância, pois através das mesmas é possível se fazer a mobilização da comunidade, principalmente para que os beneficiários dos programas sociais possam passar as demandas do dia-a-dia, bem como as equipes da Assistência Social; para que sejam feitas trocas de informações, e visto o que precisa ser pleiteado enquanto legislação e levado às esferas estadual e federal”.

“As Conferências Municipais de Assistência Social são oportunidades de grande relevância, onde participam todos os segmentos da sociedade civil, um espaço de debate democrático onde os principais objetivos são discutir questões e possibilidades de avançar e legitimar as políticas da Assistência Social”, destacou Silvana Barbosa.

Tanto Silvana quanto Iracema, ao se despedirem no encerramento da Conferência demonstraram emoção ao agradecerem por suas participações e disseram terem ficado honradas pelo convite, bem como terem contribuído com carinho para o evento.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog