Para oferecer atendimento ainda mais atualizado aos seus pacientes, o cardiologista Drº José Aparecido de Lima recentemente fez uma reciclagem em ecocardiografia e agora participará do Congresso Internacional de Ecocardiografia, de 05 a 07 de outubro, no Rio de Janeiro.
Sobre o Congresso, o Drº José Lima contou que será uma importante oportunidade para expandir seus conhecimentos, pois haverá professores e ecocardiografistas de diversos países. “A ecocardiografia tem papel fundamental na avaliação de pacientes com cardiopatias. As mensurações precisas das câmaras cardíacas, massa e função ventriculares, hemodinâmica e quantificação de valvopatias são de especial importância no manejo clínico de nossos pacientes, com importância central na escolha da terapêutica e, consequentemente, no prognóstico”, explicou José Lima.
O cardiologista tem ‘título de especialista em cardiologia’, concedido em 2008, pela Associação Médica Brasileira, por ter obtido aprovação em concurso realizado segundo as normas estabelecidas pela Associação e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Esta nomenclatura é apresentada com orgulho pelo Drº José Lima, pois os médicos formados antes de 1989, como é o caso dele, não tinham a necessidade de fazer a prova para conseguir tal título; bastava mandar os currículos, a participação em congressos e a comprovação que trabalhava na área clínica que a Sociedade Brasileira de Cardiologia já o fornecia. “Por um desafio meu, optei por não mandar o currículo e prestar a prova, que é anual, de 120 questões e que ocorre por ocasião do Congresso Brasileiro de Cardiologia”.
No período de janeiro a julho deste ano, o médico participou de uma reciclagem em ecocardiografia na Faculdade de Tecnologia em Saúde (FATESA) de Ribeirão Preto-SP, que contou com a participação de cardiologistas de todo o Brasil, inclusive do exterior, como, por exemplo, Uruguai e Guatemala.
O curso foi dividido em cinco etapas e teve carga horária de 210 horas, com aulas teóricas e práticas, em período integral (inclusive noturno). A grade curricular compreendeu: Ecocardiografia Básica I; Ecocardiografia Básica II, Ecocardiografia em Cardiopatia Congênita; Tópicos Especiais em Ecocardiografia; e Prática Intensiva em Ecocardiografia.
“Eu optei por fazer uma reciclagem num tema tão importante que é o ecocardiograma. Esse exame hoje é fundamental e indispensável em qualquer consultório de cardiologista, em qualquer clínica de cardiologista e em qualquer hospital do coração. Foi extremamente importante participar deste curso, para que eu ficasse inteirado e atualizado das mudanças, da atualidade e das diretrizes sobre esse exame”, ressaltou o Drº José Lima, que atende com ecocardiograma em sua clínica desde 2004.
O médico conta que a reciclagem irá trazer para seus atendimentos: uma dinâmica melhor na execução do exame; atualização sobre as mudanças nas dimensões das cavidades; nos conceitos sobre cada doença; e, principalmente, na melhora na prática da execução do exame.
Drº José Lima começou a atender em Aparecida do Taboado há 35 anos. O médico atende desde o dia 03 de janeiro de 1983 em sua Clínica Ipanema, e, no mesmo ano iniciou suas atividades médicas para o SUS (Sistema Único de Saúde) no Posto Central, onde atende até hoje duas vezes por semana. Ele atende ainda as emergências cardiológicas no Pronto Socorro e faz internações clínicas de pacientes cardiológicos na FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado).
Em sua clínica são realizados os seguintes exames: ecocardiograma; teste ergométrico; eletrocardiografia dinâmica – sistema Holter 24 horas para avaliar arritmias cardíacas; monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e eletrocardiograma
Clinica Ipanema
R. Sete de Setembro, 0992
(67) 3565-1634
Aparecida do Taboado – MS