Aparecida do Taboado (MS) – As 96 famílias beneficiadas com moradia no Residencial Jardim Félix participaram do Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial (PDST) durante um ano, sendo inseridas em cursos, palestras e orientações elaboradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a empresa Unicampo (Unidade de Serviço de Campo Grande).
A Prefeitura encerrou a ação na noite de segunda-feira, 14, na Escola Municipal João Chama, com uma belíssima confraternização que contou com entregas de certificados, sorteios de brindes, show ao vivo com o cantor aparecidense Diego, brinquedos, pipoca e algodão doce para as crianças.
O evento teve a participação do prefeito, José Robson Samara; da secretária de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco; da coordenadora do Trabalho Técnico em Aparecida do Taboado, Analice Gonçalves Domingos; coordenadora da Unicampo, Alcione da Fonseca Boniatte; do presidente da Câmara de Vereadores, Alaor Bernardes da Silva Filho (Lolozinho); diretora da FESAT (Fundação Estatal de Saúde), Tatiane Bernardes; e do procurador jurídico, Éverton Caramuru.
O Trabalho Social é previsto no Programa de Trabalho Social, da mobilização comunitária e das articulações intersetoriais efetivadas no momento de coleta de dados para atualização do diagnóstico e visa à inclusão social, o desenvolvimento econômico e a integração territorial dos beneficiários.
A secretária Assistência Social abriu o evento parabenizando a todos os participantes dos cursos, dando ênfase no objetivo do projeto e de sua pasta. “O que nós queremos é uma garantia de vida melhor para todas as famílias. Este é um momento de muita alegria para nós, pois sabemos que vocês aproveitaram ao máximo o que aprenderam, por isso espero que coloquem em prática para melhorar ainda mais suas casas e a comunidade onde vivem”.
O prefeito Robinho Samara agradeceu o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e enalteceu a conquista de mais moradias para o município de Aparecida do Taboado. “Conquistamos 423 casas, sendo 96 no Jardim Félix e 327 no residencial Tia Chica I e II, que está para ser entregue provavelmente no dia 28 de setembro, dependemos da agenda da Caixa Econômica Federal; outras 16 casas serão inauguradas na zona rural nos próximos dias; e estaremos iniciando outras 49 casas nos próximos 60 dias. É muito gratificante vê-los em seus lares e é por isso que continuaremos trabalhando para conquistar ainda mais moradias para a nossa cidade”.
Analice Gonçalves, coordenadora do Trabalho Técnico, ressaltou a trajetória das famílias durante o ano do PDST e concluiu dizendo que foram várias atividades para melhorar a qualidade de vida e convívio de todos. “Esperamos que tudo o que foi passado lhes sirvam para que convivam melhor, se relacionem bem. Esperamos, ainda, termos semeado uma sementinha para que seja uma comunidade unida e que seus vizinhos sejam como família”, disse.
O presidente da Câmara, Lolozinho, parabenizou a Administração Municipal pela conquista de mais moradias para a população aparecidense e salientou que os vereadores serão sempre aliados na busca de recursos para mais habitações.
Um slide foi apresentado para mostrar toda trajetória dos eventos realizados durante a capacitação. Logo após, houve a entrega da premiação do concurso “Meu Jardim”, que foi julgado por uma comissão, tendo o 1º lugar ficado para Maura Ferreira dos Santos e o 2º lugar para Maria Salete Mendes. Para encerrar, houve a entrega de certificados dos últimos cursos de geração de renda do programa, que foram barbante e manicure.