Inocência (MS) – Em comemoração ao dia do imigrante, que foi comemorado no dia 28 de junho, a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento em Inocência, realizou uma palestra educativa sobre o Dia do Imigrante no dia 09 de agosto. Participaram da ação os alunos do 8º e 9º ano da Escola João Pereira Valim do período vespertino.
No Brasil e no mundo todo há imigrantes, cada um deles possui uma história, motivo ou necessidade de imigrar para outro país. Em Inocência não é diferente, onde há alguns Haitianos que foram convidados para contar sua história, com o intuito de conhecer e entender melhor suas experiências e expectativas vividas no país e no município.
O palestrante Lovenius Phanor contou sobre a sua trajetória para o Brasil, e a vinda para o município. Durante a palestra os alunos e professores tiveram suas perguntas respondidas e dúvidas esclarecidas, também foi debatido como o município o acolheu e quais são suas expectativas.
Essa é a segunda vez que o haitiano Love visita a Biblioteca SESI para palestrar sobre o seu país de origem e sua história de vida, contando os motivos pelos quais ele saiu em busca de um novo recomeço, uma nova oportunidade.
Ele contou que aqui no Brasil ele se sente como se estivesse em um paraíso, e que os brasileiros são muito acolhedores, ofereceram a oportunidade de emprego e que agora, planeja ir ao Haiti em dezembro, apenas a passeio, para rever os filhos e seus familiares. “Fico feliz em conversar com os alunos, ajudar a entender minha história de imigração, é importante que as pessoas saibam como é ser um imigrante, como é estar longe de casa” finalizou.
Yasmin Félix Goulart estudante de 14 anos disse: “Quando começamos a ouvir a história de vida dele, compreendemos que é muito difícil viver no Haiti, que estudar lá é uma oportunidade pra poucos, que o emprego é raro e que existe muita criminalidade, a lei de lá é diferente da nossa, mas pra ele viver aqui também não é fácil, é um novo recomeço, é ter que aprender tudo, uma nova cultura e ter que acreditar na honestidade das pessoas sem conhecê-las.”
A Prefeitura de Inocência parabeniza a Biblioteca do SESI pela ação desenvolvida e também aos jovens pela participação plena na reflexão.