/

Projeto de Equoterapia tem mudado a vida de 37 praticantes

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Já há 1 ano e meio em desenvolvimento, o projeto de equoterapia do Sindicato Rural tem ajudado a estimular o desenvolvimento da mente e do corpo de 37 praticantes, entre adultos e crianças, incluindo 25 alunos da APAE.

     Segundo a Associação Nacional de Equoterapia – ANDE, a equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

     Dentro desse panorama, a fisioterapeuta Bruna Félix Martins, coordenadora do projeto, tem obtido excelentes resultados, “através de atividades no cavalo, nós temos conseguido trabalhar o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a coordenação motora dos praticantes, obtendo uma evolução física e psicológica”, disse ela.

     Além disso, Bruna acrescentou o fato de a equoterapia ser um fator chave para a ressocialização dos pacientes, “eles interagem entre si e, dessa forma, conseguem se socializar com mais facilidade também fora do ambiente da equoterapia”, afirmou.

     Entre os alunos da APAE, existem praticantes que chegaram com um quadro de dificuldade de aprendizagem. Cinco deles deverão receber alta este ano para que outros 5 possam iniciar em 2018, “esses alunos tiveram um bom desempenho e a partir do ano que vem já vão poder se matricular no ensino regular”, explicou a fisioterapeuta, enfatizando que a equoterapia também trabalha a alfabetização.

     As aulas de equoterapia acontecem de segunda a quinta-feira, no recinto de leilões do Sindicato Rural, e conta com 1 fisioterapeuta, 1 psicóloga e 1 equitador. Para que o projeto acontecesse, o Sindicato Rural conta até agora com o apoio de 7importantes parceiros. Em 2018, mais vagas serão disponibilizadas.

 

Visita Especial

Em novembro, o Centro de Equoterapia recebeu a visita do ex-competidor em montarias em touro, Tiago Diogo de Faria, da cidade de Floreal-SP, que ficou conhecido nacionalmente após vencer o maior rodeio da América Latina, o Barretão, em 2010. 

Entretanto, no ano passado, Tiago se acidentou durante um treinamento e fraturou a coluna cervical, ficando paraplégico. Ele esteve em Aparecida do Taboado para conhecer o projeto e se emocionou muito ao montar pela primeira vez depois do acidente. O peão ficou tão encantando com o Centro de Equoterapia e com os benefícios do atendimento que passou a ser um dos pacientes e, desde então, a terapia tem-no ajudado muito em seu tratamento.

 

Aprimorando

Também nesse mês, o equitador do projeto participou de um curso de aperfeiçoamento, realizado na ANDE em Brasília-DF, patrocinado pelo Senar-MS que é um dos parceiros do projeto. O curso durou 10 dias e todo o aprendizado já está sendo aplicado durante os atendimentos. O Sindicato Rural prima sempre pela atualização dos profissionais para melhorar atender os praticantes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog