/

Presépio vivo traduz a história de Santos Reis na festa mais tradicional da cidade

3 minutos de leitura

 Mais que diversão, a Festa de Santos Reis é a manifestação de um misto de devoção e fé, onde fieis depositam confiança e crença no momento em que fazem ou cumprem promessas. Além disso, essa é a festa religiosa mais tradicional do município, com mais de 100 anos de existência.

Esse ano, a saída da Companhia “Embaixadores dos Reis Magos” aconteceu no dia 20 de dezembro, prestigiada por centenas de pessoas. Os foliões ficaram na estrada por 15 dias visitando propriedades rurais, residências e comércios, levando a bandeira e orações por onde passavam.

A grande chegada, esperada anualmente por milhares de pessoas, foi realizada no Centro Comunitário do Córrego do Ouro neste sábado (6), exatamente na data em que se celebra o Dia de Santos Reis, conforme o catolicismo. Muita emoção, alegria e demonstrações de fé marcaram o evento.

Os festeiros, João das Neves e Isaura Mendes, não esconderam a satisfação de promover a grande festa, “pra nós é muito gratificante porque somos devotos de Santos Reis. Eu não consigo nem explicar minha emoção. Tenho certeza de que muitas pessoas serão abençoadas no dia de hoje, inclusive minha família”, disse Sr. João, afirmando também que o seu principal pedido é saúde, paz e harmonia para as famílias. Ele garantiu que todo lucro será revertido em melhorias no Centro Comunitário para manter essa tradição, que todos os anos une pessoas do município, da região e de diversas partes do país. 

Sr. João está desde janeiro do ano passado organizando a festa e contou com o apoio de toda sua família, que cuidou com muito carinho de cada detalhe. Eles inovaram na decoração do Centro Comunitário e na organização do local durante a recepção aos fieis, chamando a atenção de quem prestigiou o evento esse ano. Nos últimos 2 meses, o trabalho foi intensificado e, através dos afazeres, a família se viu ainda mais unida e fortalecida. “Queremos agradecer todos os aparecidenses que contribuíram para que a festa fosse um sucesso, como todas as autoridades que se fizeram presentes e que, de uma forma ou outra, contribuíram ainda mais para que tudo ficasse perfeito”, agradeceu ele.

 

A Festa

A festa começou por volta das 7h, quando foi oferecido o café da manhã. Já o almoço começou a ser servido às 10h30 e seguiu, gratuitamente, até o jantar. A chegada da Bandeira aconteceu ao meio dia com a presença dos foliões; o terço foi rezado às 18h e, em seguida, foi realizado o tradicional leilão, cujas prendas são donativos de fieis, e animado forró com animação do Trio Horizonte, da cidade de Paranaíba.

À meia noite, as coroas foram repassadas aos festeiros de 2018: Maria de Lourdes dos Santos Táboas e Gustavo dos Santos Táboas, que vão aproveitar a oportunidade para fortalecer a fé e pagar uma promessa aos santos.

 

Novidade

Este ano, a Festa de Santos Reis trouxe a grande novidade do ‘Presépio Vivo’, com pessoas encenando o momento em que os Três Reis Magos visitaram o Menino Jesus, recém nascido, na manjedoura com Maria e José, conforme conta a Igreja Católica. 

      Ao mesmo momento em que a cena foi transmitida aos fieis, a Companhia "Embaixadores dos Reis Magos" fez a entrada tradicional, com cerca de 12 cantos novos, numa apresentação que durou pouco mais de duas horas. 

 

Presenças

Muito prestigiada, a Festa contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Robinho Samara e o presidente da Câmara Municipal, Alaor Bernardes (Lolozinho), bem como a deputada federal Teresa Cristina.

 

Veja mais fotos nas nossas galerias e acompanhe os principais momentos do evento!

Siga nossa página também no Instagram e Facebook: @costalestenews

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog