Buscando formas mais efetivas de combater os crimes na zona rural do município, o 13º Batalhão de Polícia Militar deu início ao georreferenciamento de propriedades rurais de Paranaíba.
Os policiais militares da equipe de Patrulha Rural visitarão as propriedades distribuídas nos aproximados 5.400 km² da área rural do município, coletando dados dos proprietários, bem como captando fotografias das marcas do gado, maquinários e insumos agrícolas, os quais posteriormente serão lançados em um banco de dados.
Com o auxílio de tecnologias como notebooks, celulares e GPS, os patrulheiros rurais farão o registro das coordenadas de cada propriedade rural, o que possibilitará um patrulhamento mais efetivo e, nos casos de emergência, facilitará o deslocamento à propriedade, bem como auxiliará os policiais no sentido de analisar as possíveis rotas de fuga dos infratores e a localização de bens furtados ou roubados.
O 13º BPM tem trabalhado diuturnamente para garantir a toda a população de sua circunscrição, seja ela urbana ou das mais distantes regiões rurais, a segurança e a proteção, primando pela incolumidade das pessoas e do patrimônio.