/

?Selviriense vai representar a Fibria no Programa Votorantim pela Educação

2 minutos de leitura

      Selvíria (MS) – Foi realizada na manhã do dia 9 de fevereiro uma reunião na Escola Municipal Nelson Duarte e, na ocasião, Michelle Stricker, Analista de Sustentabilidade, apresentou Paula Bonfim, a nova encarregada da mobilização que vai representar a FIBRIA no Programa Votorantim pela Educação.

      O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação.

      Sobre isso, o prefeito José Fernando Barbosa comentou: “é muito bem vinda a colaboração nesse sentido e a administração sempre estará de braços abertos para cooperar e melhorar essas mobilizações”.

      Participaram desse encontro, a secretária de educação, Juraci Barcelos, e professores da rede municipal.

 

Outras informações

      A iniciativa, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, tem acumulado resultados positivos com impacto, também, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): 35% de avanço no IDEB no ensino fundamental I (1° ao 5° ano); 45% de avanço no IDEB no ensino fundamental II (6º ao 9º ano).

      Um estudo comparativo entre os municípios com o PVE e um grupo-controle, realizado de 2007 a 2013, indicou avanço de 30% de evolução do índice nos municípios que aplicaram a metodologia do programa em relação aos demais.

      Em 2016, o estudo indicou um avanço ainda maior: a evolução do Ideb nos municípios do programa foi de 38% no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e de 45% no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano).

      Para 2018, ano do centenário da Votorantim, o intuito é atingir 100 municípios com o PVE. Para isso, além da modalidade individual da iniciativa, em 2017, a atuação também ocorre por meio de polos. Nesta modalidade, a atuação é feita de maneira conjunta em dois a quatro municípios, estimulando a troca de experiências e cooperação entre eles.

      Além disso, as empresas investidas da Votorantim estão trabalhando com a mobilização dos funcionários em atividades de voluntariado e mobilização social.

      Ao todo, um contingente de mais de 40 mil pessoas, com múltiplos conhecimentos e habilidades, soma forças ao PVE e aumenta o poder de transformar a educação nos municípios.

 

Como funciona?

      Criado em 2008, o PVE atua em duas frentes: mobilização social e fortalecimento da gestão. Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade. São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil.

      Na frente de fortalecimento da gestão, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. Ainda nesta frente, o PVE busca o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo.

      O PVE conta, ainda, com metodologias, ferramentas e conteúdos de parceiros como: Fundação Lemann, Todos Pela Educação, Canal Futura e Instituto Alana. (Com informações: Instituto Votorantim)

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog