Aluno pode usar celular dentro da sala de aula? Na Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, sim. Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram na última terça-feira (20) de uma aula diferenciada e utilizaram o aplicativo PlantNet para descobrirem a origem dos vegetais.
De acordo com a diretora Silvia Watanabe, o objetivo da atividade com aprimorar a aprendizagem dos alunos e ensiná-los que o celular é um recurso tecnológico que amplia o conhecimento intelectual. “Foi imensamente gratificante, observar o quanto as crianças estavam felizes e encantadas com o aplicativo. O celular é uma grande ferramenta de estudos, quando bem utilizado e planejado pelo professor”, afirmou.
A professora de Ciências Érica Gonçalves explicou que no primeiro momento da aula, os alunos realizaram uma visita ao jardim da nossa escola para identificar o ecossistema que ali existe. Depois, pelo celular, utilizaram a plataforma do PlantNet, tirando fotos dos vegetais que encontravam no jardim para saberem sua classificação. “Observei o interesse de cada estudante em identificar esses vegetais. Com a prática, posso concluir que houve um maior aprendizado dos estudantes”, detalhou.
Na avaliação da aluna Rani Queiroz, a atividade foi bastante produtiva e enriquecedora. “Com o aplicativo a gente não descobriu somente a origem dos vegetais , mas descobrimos que o celular não serve apenas para rede sociais, e sim também para descobrirmos a importância dos estudos! Gostei muito dessa atividade, foi muito legal”, comentou.

