Inocência (MS) – Analisando a demanda por alimentos e projetando uma população que deverá chegar a 9 bilhões até 2050, faz-se necessário impor às lideranças globais o desafio de aumentar a produção agrícola e pecuária de forma sustentável. Pensando assim, o SENAR/MS desenvolve, desde 2012, o Programa Mais Inovação, que atua na inserção de inovação tecnológica no campo, nas diversas áreas dos conhecimentos voltados à produção, focando sempre no resultado, através de orientações na aptidão de uso do solo, oportunidades de produção e gestão.
O Programa foi apresentado aos produtores rurais de Inocência na noite do dia 13 de abril, em evento realizado pelo Sindicato Rural Patronal no Centro Cultural Lázara Lessonier.
Segundo explicou o técnico Nivaldo Passos de Azevedo Junior, o Programa ‘Mais Inovação’ utiliza a metodologia de diagnosticar a propriedade com visão holística e estratégica a fim de compreender a real situação produtiva de cada imóvel rural, analisar as alternativas de investimento viáveis na sua região, as oportunidades mais adequadas ao seu empreendimento, os respectivos custos e orientar sobre como transformar a propriedade rural num negócio rentável e sustentável.
Ele destacou que em 2015 foram atendidos 188 produtores em 31 municípios do Estado.
O presidente do Sindicato Rural, Ivan Leal de Paula, explicou que em 2013 foi realizado um programa piloto do ‘Mais Inovação’ em Inocência e que o Senar está novamente interessado em reunir agricultores e pecuaristas para reiniciar o trabalho. Ivan ressaltou que são necessários, no mínimo, 10 produtores para dar início ao Programa e que os interessados devem procurar o Sindicato Rural.