/

?Mais de 70 profissionais participam da capacitação ‘O Segredo da Tartanina’ em Selvíria

2 minutos de leitura

      Selvíria (MS) – Foi realizado no dia 20 de abril o curso: “História que Encanta, História que Ensina: O Segredo da Tartanina”, com a participação de mais de 70 profissionais das áreas de Políticas de Assistência Social, Saúde e Educação. A capacitação aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, com carga horária de 8 horas. O curso contou em sua abertura com uma apresentação de dança feita pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), ensaiadas pela professora Janaina Carvalho.

      Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Selvíria (CMDCA), com apoio da Secretaria de Assistência Social, Prefeitura e Câmara Municipal, o principal objetivo do curso é instrumentalizar profissionais da rede interinstitucional de enfrentamento à violência para a abordagem preventiva por meio do livro “O Segredo da Tartanina”. A capacitação foi ministrada pelas co-autoras do livro: O Segredo da Tartanina, a psicóloga, mestre e doutoranda em psicologia, Sheila Soma, e pela psicóloga, especialista em violência doméstica, Alessandra Rocha.

      Para a psicóloga do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e presidente do CMDCA, Cristiane Tanaka, “o abuso e a exploração sexual é um tema que ainda é permeado de tabus e precisamos mobilizar profissionais e toda a comunidade para a prevenção e o fim deste crime. E a realização desta capacitação tem o objetivo de investir na rede de serviços públicos, ofertando serviços de qualidade para lidar no dia a dia com familiares e vítimas de abuso e exploração sexual”, esclareceu.

      Segundo a psicóloga Sheila Soma, “o curso serve para esses profissionais saberem identificar como acontece uma situação de abuso infantil e as várias formas de abusos que existem. A capacitação ainda trata sobre as ferramentas para intervirem e aprimorarem seus trabalhos para esses casos”.

      Também estiveram presentes o prefeito José Fernando Barbosa, juntamente com as secretárias municipais Tatiane da Paz Araujo (Assistência Social), Jurací Barcelos (Educação), diretora de departamento na Secretaria de Assistência Social, Elizabete Aparecida de Souza, a vice-presidente do CMDCA, Daiane Fermino, e a coordenadora de Cultura, Mayara Veloso.

 

Tartanina – Um projeto dedicado à prevenção de todas as formas de violência

      O Projeto Tartanina foi idealizado por um grupo de psicólogas clínicas que tinham em comum a experiência profissional no atendimento às vítimas de abuso sexual. Uma experiência compartilhada que mostrou ao grupo a importância de conscientizar a sociedade sobre a vulnerabilidade infantil. Cientes da importância de colocar o tema em pauta, o grupo deu início as atividades do Projeto Tartanina, que atualmente conta com dois livros: O Segredo da Tartanina e o Tesouro da Tartanina, que abordam a violência contra crianças e adolescentes. Os livros tratam o tema de forma lúdica com objetivo de interagir com as crianças.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog