/

?Os Pioneiros restauram monumento mais visitado da cidade

2 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Quem nunca se atreveu a montar o cavalo mais famoso da região do Bolsão para tirar aquela foto bacana? Se você ainda não fez, com certeza já levou algum parente para fotografar e conhecer o lugar. Esta é a rotina do monumento mais visitado da cidade, que diariamente recebe dezenas de turistas e que já se tornou referência local.

      Inaugurado em setembro de 1998, o “Monumento ao Peão de Boaideiro” simboliza a bonita história de Aparecida do Taboado, que ficou nacionalmente conhecida no mundo do rodeio por ter revelado grandes nomes da modalidade cutiano, “tínhamos aqui os melhores peões, os melhores locutores e a nossa festa, há 49 anos, vem sendo uma das mais frequentadas e conhecidas do país. E ainda temos grandes profissionais aqui que se dedicam a arte da montaria”, se orgulha Sr. Alcidone Sebastião Almeida, integrante fundador da comissão “Os Pioneiros”.

      A Associação foi criada para gerir esta grande festa, que anualmente movimenta milhares de pessoas na cidade, entre aparecidenses e visitantes, e já é, de fato, famosa em todo o Brasil, conhecida por Taboadão. A organização do evento hoje em dia é terceirizada, mas durante muitos anos esteve nas mãos dos Pioneiros.

      E este ano, quando a festa completará 49 anos, véspera do seu cinquentenário, a Associação providenciou a restauração completa do monumento, investindo R$ 2.750,00 de recursos próprios, deixando o local apropriado para receber os visitantes, principalmente agora, já que a festa começa hoje (27) e segue até dia 30 de abril.

 

      Além do monumento, os Pioneiros também investiram mais de R$ 35 mil na impermeabilização da laje e construção de cobertura na bilheteria (portaria) e escritório; na troca da caixa d’água; e na reforma dos banheiros, com substituição do encanamento e instalação de vasos sanitários de porcelanas, extinguindo os antigos buracos no chão, onde a pessoa tinha que ficar de cócoras, sentada sobre os calcanhares, “são obras que valorizam o recinto e torna ainda mais segura e confortável a recepção do público, especialmente na Festa do Peão, quando recebemos milhares de pessoas”, explicou o secretário da Associação, Paulo Roberto Schumaher, membro há 48 anos.

      Presidida por Silvia Maria Gouveia, conhecida como Bibi, a Associação ‘Os Pioneiros’ conta atualmente com 8 membros e completará em 2019 seus 50 anos de criação.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog