/

?Creche no Morumbi abre 70 novas vagas no Ensino Infantil. Inauguração aconteceu hoje, às 9hs

3 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – A Administração Municipal inaugurou hoje (27), às 9hs, o Centro Municipal de Educação Infantil “Adalberton Rodrigues de Almeida”, no Jardim Morumbi, que entra em funcionamento a partir do dia 2 de maio e vai abrigar 150 crianças, podendo, muito em breve, estender para 170.

O prédio conta com 8 salas de aula e infraestrutura completa para o funcionamento da Educação Infantil, além área arborizada e playground, atendendo crianças de 4 meses a menores de 4 anos. Segundo a Administração, das 4 mil cidades contempladas com a unidade, apenas 5% conseguiram concluir a obra dado o alto investimento e Aparecida do Taboado integra esse seleto grupo. Um investimento de R$ 1,3 milhão do Governo Federal e R$ 500 mil de contrapartida do município.

Com a interdição da Creche Menino Jesus em dezembro do ano passado, o novo centro educacional vai abrigar as 80 crianças que estavam matriculadas na unidade, restando 70 novas vagas que serão preenchidas por alunos inscritos na fila de espera do município. Serão chamadas 30 crianças que aguardam fila na creche Menino Jesus, 20 na Adelice Gonçalves e 20 na Rosália Q. Oliveira. E segundo informou a diretora que assumiu a unidade, Rosenilda Leonel de Souza, em breve poderá ser colocada mais uma sala em funcionamento, atendendo mais 20 crianças.

O Centro de Educação Infantil vai contribuir para que o município cumpra determinação do Plano Nacional de Educação, onde Aparecida do Taboado tem até 2020 para atender 30% da demanda de vagas. Em 2012, o atendimento era de aproximadamente 12% e em 2017 este percentual passou dos 15%, atendendo 27,5% da meta. Com a abertura da unidade, esses números subirão ainda mais, trazendo resultados positivos à cidade.

 

Durante a inauguração, o prefeito Robinho Samara comemorou esta conquista, afirmando que ela é, sem sombra de dúvidas, a mais importante obra inaugurada em sua gestão, “investir nas crianças, na educação e no conhecimento é investir no futuro. É com grande alegria que entregamos mais essa obra à população aparecidense”, afirmou.

 

 

Dona Adélia Samara, mãe do prefeito Robinho, foi homenageada na ocasião devido aos mais de 50 anos dedicados à Educação em Aparecida do Taboado. Para ela, a satisfação em assistir a entrega dessa obra é enorme, tendo visto a importância que o prédio tem para o município e, principalmente, porque foi concluído a partir de esforços do filho, “você, Robinho, está colaborando para a educação intelectual e cultural de futuros aparecidenses. Investir na Educação é maior legado que um prefeito pode deixar e você está de parabéns”, disse ela.

 

 

A secretária de Educação, Maria Margarida de Matos, ressaltou e agradeceu ao ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi, autor da emenda que destinou a creche para Aparecida do Taboado, e falou que é na Educação que se conhece os ‘verdadeiros valores’. Ela ressaltou os esforços da Administração Municipal para conseguir finalizar a construção e desejou sucesso a equipe de 40 servidores que vão fazer o Centro funcionar.

 

 

 

Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara, Lolozinho Bernardes; os vereadores Zezão (autor da indicação em 2012), José Natan, Véião, Andrey e Gilson; secretários municipais, autoridades policiais e religiosas, servidores da Educação, convidados e imprensa local.

 

 

 

Atraso na entrega

A creche começou a ser construída em outubro de 2012 (contrato nº62/2012) e quase 6 anos depois está sendo entregue a população. Sobre o atraso, a Secretaria Municipal de Obras justificou que o projeto arquitetônico inicial precisou ser alterado várias vezes e, consequentemente, acarretou atrasos nos repasses (de recursos) da União, além de outros fatores que também contribuíram para que o ritmo de construção fosse minimizado.

Segundo o secretário, Rafael Alexandre Faria, “obra do Governo Federal requer uma série de detalhes que vão sendo modificados ao longo da construção. Isso causa transtornos, atrasos e, por conseqüência, gera a insatisfação popular. Mas, depois de muito lutar e de grande empenho do prefeito Robinho, nós conseguimos finalizar esta obra que vai trazer inúmeros benefícios à população”.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog