/

Escola do Sesi de Aparecida do Taboado promove atividade para resgatar valores culturais

2 minutos de leitura

A Escola do Sesi de Aparecida do Taboado promoveu, na semana passada, uma atividade junto aos estudantes para resgatar os valores culturais de Mato Grosso do Sul. O tema definido foi a Festa do Peão de Boiadeiro e os estudantes tiveram a oportunidade de conhecerem de perto mais sobre a história de pessoas que valorizam a cidade.

Segundo a diretora Silvia Lucia Bernardes Watanabe, o projeto “Resgatando Valores” oportuniza aos alunos uma aproximação maior com a cultura local e faz com que eles reflitam e valorizem a cidade onde vivem. “Convidamos o senhor Vicente Dias, 74 anos, que é um grande compositor de músicas, para contar a história de sua vida. Muitos alunos não conheciam e nem mesmo sabiam que músicas cantadas por eles, são de autoria do senhor Vicente e que o mesmo é morador da nossa cidade”, lembrou.

A terra dos “60 dias apaixonado”, como é conhecida a cidade de Aparecida do Taboado, tem como morador ilustre o seu Vicente Dias, que desde sua juventude, queria compor músicas, esse era o seu sonho. “Por diversas vezes, as portas foram fechadas para ele, porém nunca desistiu. Trabalhou no circo, durante anos, juntamente com sua família, viajava por todo Brasil. Sua dedicação e persistência, tornaram suas composições belíssimas músicas, na voz de muitos cantores como Amado Batista, Chitãozinho & Xororó, César & Paulinho, entre muitas outras”, reforçou a diretora. 

Os alunos não faziam ideia da quantidade de músicas compostas por ele. “Na oportunidade, o senhor Vicente deu vários conselhos para nossas crianças, dizendo para que estudem muito e deem valor na cidade e no país que moram e que eles são o futuro e a esperança de mudarem para melhor muita coisa neste país. No final da sua apresentação, cantou juntamente com os alunos, suas belas canções”, declarou Silvia Lucia Bernardes Watanabe.

“Foi muito gratificante ter vindo ao Sesi e receber a oportunidade de expressar meus sentimentos por nossa cidade Aparecida do Taboado e encontrar uma juventude tão atenta a cada palavra que falei, querendo aprender alguma coisa para o futuro. Se aprenderam alguma pequena coisa do que falei são qualidades deles próprios, se eles aprenderam alguma coisa comigo eu aprendi muito mais com eles. Um beijo no coração, um grande exemplo para nossa cidade e para o Brasil, valorizar nossa cultura”, disse Vicente Dias.

Para o estudante Matheus Lemos, aluno da 3ª série do Ensino Médio, a atividade foi muito importante, pois, apesar de viver em Aparecida do Taboado, nem sempre é possível vivenciar a cultura raiz do local. “Nem sempre damos o mesmo valor. A vinda do seu Vicente Dias nos fez refletir sobre essa valorização. Foi de extrema importância a vinda dele em nossa escola porque eu não sabia a história, nem imagina que tínhamos um compositor de músicas tão famosas em nossa cidade. Eu mesmo, gosto e canto a música No hospital, do cantor Amado Batista e não fazia ideia que tinha sido composta por um conterrâneo”, afirmou.

O professor e articulador de robótica Washington Carvalho acrescenta que é importante ressaltar cultura da cidade, que muitas vezes fica esquecida pelos estudantes e lembrar de pessoas importantes como Vicente Dias, que tem um papel muito significativo na história de Aparecida do Taboado, como a composição de músicas tão importantes, como a regravada por Milionário & José Rico, ‘Sonhei com Você’, que teve uma grande explosão em todo Brasil e é cantada por todos até hoje. “Nessa atividade, mostramos aos estudantes essa parceria entre escola e cultura, na busca constante em formar cidadãos que façam a diferença dentro da sociedade”, disse.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog