Selvíria (MS) – Para reforçar a campanha de vacinação contra o vírus Influenza, Selvíria recebeu do Instituto Butantan no dia 31 de maio a doação de 5 mil doses da vacina, o que vai atender 100% da população. Isso porque o município já registra 4 casos da doença, sendo 3 do tipo H1N1 e 1 caso tipo H3N2.
A doação aconteceu depois de a Secretaria de Saúde ter enviado ofício ao Instituto Butantan informando a situação do município, que já havia realizado a campanha para grupos prioritários conforme diretrizes do Ministério da Saúde, mas, com o avanço do vírus, enxergou a necessidade de ofertar imunização a toda a população.
Segundo o prefeito José Fernando Barbosa, as 5 mil doses da vacina custariam R$ 70 mil, após levantamento feito pelo secretário de saúde, Paulo Nascimento Bastos, e pela equipe de Vigilância Epidemiológica, “agradecemos muito ao Instituto Butantan pela doação das vacinas, que nos possibilitará a atender 100% da comunidade selviriense. Assim, teremos uma população protegida contra Influenza e das variadas doenças causadas por esse vírus. É muito importante agora que a população volte os olhos para esta causa e tenha consciência de que devemos todos nos imunizar”, comentou.
O secretário Paulo Nascimento afirmou que o município já está realizando medidas educativas para conter a doença, “não há necessidade de pânico. As doses serão para todos e os casos confirmados já estão sendo acompanhados pela equipe médica local, devidamente medicados e em estado considerado estável de saúde”, explicou.
Sobre o cronograma das ações, a bióloga e fiscal em Vigilância Sanitária Jeane Alves de Jesus informou: “os agentes comunitários visitarão todas as casas, entregando senhas e informando a data do agendamento da vacina. Todos receberão senhas. É preciso estar munido da senha e de documento pessoal para receber a dose de vacina”. Ela ainda acrescentou que a imunização é para toda a população, exceto para aquelas pessoas que já receberam a dose contra a doença.
Cronograma
As doses da vacina já chegaram ao município e os trabalhos de imunização começarão a partir desta segunda-feira (4), com início às 07h30, em todas as Estratégias de Saúde da Família – ESFs (enquanto houver estoque), sendo o Dia D de Vacinação neste sábado, dia 9. Nos assentamentos, a vacinação acontecerá nos dias das visitas semanais da equipe médica do município, também a partir de hoje. (Com informações da Assessoria de Comunicação)