
Aparecida do Taboado (MS) – Na manhã da última quarta-feira (11), o grupo ‘Café com Cristo’ visitou o Projeto Desafio Jovem – Operação Resgate, mantenedor da Comunidade Terapêutica, que visa à recuperação de dependentes químicos e alcoólatras. Houve um momento de oração conduzido pelo Juninho da Farmácia São José II, bem como louvores e confraternização durante um café da manhã especial.
O Pastor Gisley Evangelista Aguiar, diretor da instituição, informou que a casa de recuperação está instalada no município há 10 anos realizando um trabalho missionário que tem dado bons frutos e uma resposta bastante positiva, embora enfrente dificuldades como a falta de recursos para a manutenção das atividades, já que a entidade não possui fonte de renda, “mas, com as bênçãos de Deus e o apoio da comunidade, que tem sido sensível fazendo importantes doações, está sedo possível manter o funcionamento do projeto”, disse ele. O Pastor aproveitou para informar que, recentemente, a instituição celebrou um convênio com a ENERGISA que vai possibilitar às pessoas destinar doações mensais por meio da conta de luz.

O projeto está funcionando há 2 anos em um imóvel cedido pela Ferronorte, às margens do Rio Paraná, ao lado da Ponte Rodoferroviária. Com capacidade para atender 26 pessoas, atualmente 14 indivíduos recebem amparo e assistência, participando de atividades que visam à recuperação da dependência química e/ou alcoólica. “Eles são submetidos a um tratamento denominado ‘12 Passos’ e, durante nove meses, se busca restaurar o caráter do homem sem a administração de medicamentos, buscando a cura “dentro” de cada um”, explicou o Pastor.
Embora estudos divulgados por especialistas mostrem que a recuperação de dependentes químicos e do álcool não chega a 3%, já que muitas pessoas, ao completarem o tratamento, não têm para onde voltar ou regressam para um ambiente familiar não adequado retornando ao uso das drogas e do álcool, o trabalho não deixa de ser realizado com dedicação e afinco, e a direção da instituição convida a população para que faça visitas, conheça o trabalho voluntário, de fé, amor e doação, que busca recuperar pessoas que se perderam por esse caminho, quase sempre sem volta, e com consequências muito sérias para o próprio indivíduo, seus familiares e a sociedade.

