Ações de mobilização e conscientização foram realizadas na manhã de segunda-feira (6) em Selvíria pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social em parceria com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, sobre o Agosto Lilás, mês alusivo do combate à violência contra a mulher.
Seguindo diretrizes da campanha instituída nacionalmente, foi realizada panfletagem em frente à prefeitura e setores municipais com o objetivo principal de “voltar a atenção da população para o tema”, segundo informou a coordenadora do CREAS, Josiany Aparecida Gomes.
Na última terça-feira (7), também foi realizada na sede do CCMI – Centro de Convivência da Melhor Idade, uma palestra informativa voltada principalmente para mulheres atendidas pelo CREAS.
Lei nº 11.340 – Maria da Penha completa 12 anos de existência
A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, como Lei n.º 11.340 visa proteger a mulher da violência doméstica e familiar. A Lei ganhou este nome devido à luta da farmacêutica Maria da Penha para ver seu agressor condenado.
Tal Lei não contempla apenas os casos de agressão física, também estão previstas as situações de violência psicológica como afastamento dos amigos e familiares, ofensas, destruição de objetos e documentos, difamação e calúnia.
Anos depois de ter entrado em vigor, a lei Maria da Penha pode ser considerada um sucesso. Apenas 2% dos brasileiros nunca ouviram falar desta lei e houve um aumento de 86% de denúncias de violência familiar e doméstica após sua criação.
Violência Contra a Mulher é Crime. Denuncie! Disque Denúncia 180, ou 067 3579 1226 (CREAS – Selvíria). Não é preciso se identificar nas denúncias.