Três Lagoas (MS) – A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, contribui para o desenvolvimento social junto às comunidades onde possui operação. Por meio do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT), agricultores de 5 associações dos municípios de Três Lagoas, Selvíria e Brasilândia receberam tratores e implementos agrícolas, além de capacitações para a melhoria dos processos produtivos e geração de renda com a pecuária leiteira, de corte e agricultura familiar.
A iniciativa beneficiou cerca de 230 famílias das associações São Joaquim e Alecrim (Selvíria); Pontal do Faia e Paulistinha (Três Lagoas); Centro Rural (no distrito de Arapuá) e, também, os índios Ofayé (Brasilândia).
“O PDRT privilegia a vocação da comunidade e proporciona planejamento estratégico para as associações e famílias. Nas capacitações, os produtores aprendem a manusear adequadamente os equipamentos e implementos, garantindo padronização e qualidade aos produtos, além de possibilitar aumento no volume de produção, sempre valorizando a sustentabilidade e buscando minimizar impactos ambientais”, diz a coordenadora de Sustentabilidade da Fibria, Flávia Tayama.
Foram entregues plantadeira/semeadora hidráulica para plantio direto, grade niveladora, batedeira de cereais e roçadeira.

