/

IV Feira de Ciências da Escola Estadual Georgina atrai indústrias do município

3 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – A Escola Estadual Georgina de Oliveira Rocha promoveu nos dias 4 e 5 deste mês a 4ª edição Feira de Ciências da instituição de ensino, que esse ano contou com a participação de duas grandes indústrias do município: o Frigorífico de pescados GeneSeas e a multinacional Dânica, além da presença de alunos de outras escolas públicas e privadas de Aparecida do Taboado.

      Com o tema voltado para a sustentabilidade, a feira é um incentivo à iniciação científica, onde os alunos são os protagonistas do seu próprio conhecimento, usando a teoria em favor da prática, estimulando a pesquisa e a criatividade de cada participante.

      O diretor adjunto da escola, Randerson Carlos de Souza, destaca que a feira é a oportunidade dos alunos colocarem em prática tudo o que é discutido em sala de aula, “nosso objetivo é ‘linkar’ o conteúdo e o cotidiano do aluno, o aproximando da atual realidade onde a tecnologia está cada vez mais próxima das pessoas. Não dá mais para ficar só na teoria porque isso faz com que o aluno crie resistência ao processo de aprendizagem e nós queremos justamente o contrário: que ele esteja aberto ao novo”, explicou.

      Entre os pontos positivos destacados pelo diretor estão a presença de outras instituições de ensino da cidade e a interação entre alunos e professores. Já entre os pontos negativos, a ausência da família foi o que mais chamou a atenção, “muitos pais deixaram de nos visitar e isso não foi bacana. Acreditamos que a presença da família é o maior incentivo ao empenho dos alunos”, pontuou.

      Com um olhar futurista, a GeneSeas aproveitou sua participação na feira para não só apresentar seus produtos, como também para se aproximar de futuros colaboradores, “é uma oportunidade para divulgar nosso trabalho e nos aproximar destes estudantes que, futuramente, poderão fazer parte do time GeneSeas”, disse Josilene Dumas, uma das 10 integrantes do setor de produção da empresa que participaram do evento.

      Já os representantes da Dânica, Adriano Rodrigues e Rafhael Marhold, agradeceram o convite e enalteceram a participação da indústria, “estamos felizes com a oportunidade de poder contribuir para o conhecimento dos alunos, mostrando a eles os diversos materiais e tecnologias que temos e que fabricamos para a construção civil, estimulando a criatividade de aplicações”, comentaram.

      A engenheira civil ambiental Thaisa Paiva Paião Oliveira, representante da empresa UniSolar, também esteve presente na feira falando sobre ‘Formas termoacústicas para paredes estruturais’, alegando a durabilidade desse modelo e o baixo impacto ambiental.

      Para Maria Amélia, aluna do 2º ano, a escola foi excelente, com um ótimo desenvolvimento em inúmeras áreas. Já sobre o aprendizado, ela diz que foi bastante relativo, “de forma geral, eu admiro o esforço de todos”, disse ela.

        Já a estudante Ana Beatriz, da escola privada Recanto Objetivo, se surpreendeu com a feira, “adoramos todos os experimentos, que foram interessantes e muito bem organizadores. A recepção foi excelente e o esforço dos alunos foi notável. A escola Georgina está de parabéns”, elogiou.

      Arthur Eduardo, do 1º ano da Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi, se entusiasmou com o intercâmbio, “eu achei legal sair da sala de aula para aprender em outra escola”. Sobre os experimentos, ele não escondeu sua preferência, “eu gostei do hospital porque examinou as pessoas e falou sobre o coração. Foi a melhor parte”, descreveu.

      A Feira de Ciências já entrou para o calendário didático da escola e está em sua 4ª edição. Nem bem terminou a deste ano e os alunos já estão ansiosos por 2019.

 

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog