Aparecida do Taboado (MS) – Na noite desta quinta-feira (8), as micro e pequenas empresas que atuam no comércio local tiveram a oportunidade de fazer networking (rede de contatos) com grandes indústrias do município, conhecendo o ramo de atuação de cada uma delas, as demandas e as principais dificuldades encontradas dentro de Aparecida do Taboado quando o assunto é prestação de serviço ou aquisição de itens de consumo.
Realizado pelo Sebrae com apoio do Sesi, Senai e Associação Comercial e Industrial (ACIAT), o 1º Painel de Negócios de Aparecida do Taboado superou as expectativas, aproximando comércio e indústria, e conseguiu atingir o principal objetivo, que estava concentrado em fomentar o desenvolvimento econômico local e propiciar a ambiência de negócios.
Os responsáveis de 6 grandes empreendimentos industriais do município estiveram presentes e expuseram, além do ramo de atuação, quais são as barreiras do dia a dia que dificultam, muitas vezes, a expansão industrial e chega até a prejudicar o desenvolvimento da linha de produção, como a falta de produtos, serviços ou equipamentos, bem como a escassez de mão de obra qualificada, por exemplo, principalmente nas áreas de mecânica, elétrica e usinagem.
Já os empresários que administram pequenos negócios aproveitaram para tirar dúvidas sobre o que fazer para atender as grandes indústrias. Entre as primeiras medidas a serem adotadas, estão: sair da informalidade e obter as certificações negativas da empresa, “dessa forma, as pequenas empresas conseguem participar das licitações da indústria e fornecer seus produtos ou serviços, diminuindo a recorrente busca da indústria por atendimento fora do município e ainda entregar com mais rapidez e até melhor qualidade. Isso gera negócios, mas temos que provocar essa experiência e é esse o objetivo do primeiro Painel de Negócios”, explicou Josi Signori, gerente regional do Sebrae, que ficou feliz com o resultado final.
O presidente da Associação Comercial, Antônio Marques Farinha, também ficou satisfeito com este primeiro encontro e, principalmente, com a presença de comerciantes convidados. Para ele, é fundamental estimular o contato entre indústria e comércio para construir uma economia cada vez mais sólida no município.
A gerente da Unidade do Senai, Ana Elisabete Garcia, reforçou o compromisso do Senai com o desenvolvimento local, colocando a unidade à disposição para treinamento e indicação de profissionais. Segundo ela, a maioria dos alunos que participam dos cursos técnicos ou de iniciação e aperfeiçoamento da unidade já sai encaminhada ao mercado de trabalho, “e nós entendemos que as oportunidades que oferecemos com relação aos cursos poderiam ser estendidas aos grandes, médios e pequenos negócios. Acreditamos que com essa parceria e com a força desse diálogo nós conseguiremos fortalecer o desenvolvimento econômico de Aparecida do Taboado”, falou.
Ao final, a gerente do Sebrae, estimulou a troca de contatos e informações entre os participantes, que ficaram satisfeitos com a realização do evento. “O 1º Painel de Negócios veio para incentivar negociações, formação de parcerias e possibilitar o acesso a novos mercados. Nós ficamos realmente empolgados com este primeiro contato entre o comércio e a indústria e acho que surtirá efeitos positivos muito em breve. Além disso, nós pretendemos realizar a 2ª edição deste evento para ampliar a participação de novos interessados porque, com certeza, quem não veio vai querer participar da próxima vez”, finalizou Josi Signori.
O 1º Painel de Negócios aconteceu no Centro Integrado Sesi/Senai com a participação das indústrias âncoras: Plastrela (produção de embalagens), DânicaZipco (soluções termoisolantes e coberturas metálicas), GeneSeas (processamento de pescados), Frango Bello (produção de aves), Frigosul (açougues e frigoríficos) e Usina Alcoolvale (produção de álcool etílico carburante extraído da biomassa de cana-de-açúcar).
Já do comércio, estiveram presentes empresários do ramo gráfico, hoteleiro, de alimentação (restaurante), turismo (agência de viagens), de saúde (clínicas, farmácias e laboratórios), da imprensa e outros.
Veja a galeria completa de fotos em nosso álbum na página oficial do Facebook: @costalestenews.









