As embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvidas em cumprimento da Lei nº 9974/00, obrigatória desde junho de 2002. A medida visa evitar que resíduos químicos retornem à natureza, assim como a reutilização inadequada do material.
Preocupados com a Lei dos agrotóxicos e das punições previstas para quem comete crimes ambientais, o Sindicato Rural, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) realizam no próximo dia 12 de dezembro, das 7h30 às 16h (MS), uma ação coletiva para recolhimento de embalagens vazias, no qual os produtores rurais podem fazer a correta eliminação.
O posto itinerante será montado mais uma vez no Barracão da LHBOR, em frente à indústria Dânica, e vai atender somente produtores com até 150 embalagens vazias. Segundo os organizadores, estima-se um volume aproximado de 0,4 toneladas de embalagens por produtor.
Os organizadores ainda ressaltam que não serão recebidas embalagens com restos ou sobras de produtos. Podem participar da ação produtores rurais, agricultores, empresas e todos aqueles que utilizam agrotóxicos em suas propriedades.
No ano passado, a ação recolheu aproximadamente dois mil quilos de embalagens nos dias 3 e 4 de agosto.
