
Aparecida do Taboado (MS) – Os altos valores nas contas de energia elétrica têm causado a indignação de aparecidenses, que iniciaram uma campanha nas redes sociais nesta terça-feira (22) para provocar a concessionária Energisa através do Procon.
Liderado pelo influenciador digital Ber Galter, que passou a receber várias reclamações de moradores em sua página no Facebook, o movimento busca uma resposta mais contundente da concessionária quanto o aumento na tarifa, principalmente relativa ao meses de dezembro e janeiro.
No último dia 19, depois de várias reclamações também registradas em Campo Grande, a Energisa emitiu nota na qual afirmou que as contas salgadas se devem à alta temperatura registrada em Mato Grosso do Sul e às férias escolares. Segundo a empresa, o primeiro motivo faz com que as famílias utilizem ainda mais ar condicionado e ventilador, por exemplo, e a folga dos filhos faz com que aumente o consumo de energia, consequentemente o seu valor.
Apesar da explicação, o Procon da Capital notificou a concessionária para que esclareça oficialmente os valores e determinou à direção da empresa a correção imediata das distorções verificadas para que proceda o ressarcimento com a devolução em dobro de cada consumidor prejudicado. Já a Câmara Municipal do município organizou uma audiência pública, marcada para esta sexta-feira, dia 25, para que a empresa explique melhor as razões para os aumentos considerados expressivos e os consumidores possam fazer os questionamentos necessários. Devem participar o diretor da concessionária, Marcelo Vinhaes Monteiro, representantes dos Procons estadual e municipal, Defensoria Pública, Ministério Público e representantes do Conselho de Consumidores da Energisa.

Já em Aparecida do Taboado, a campanha incentiva os moradores a saírem das redes sociais e oficializarem a reclamação no Procon do município. O texto diz: “ Vamos tirar o dedo do celular e agir. #EnergisaSeAcalmaQuerida. Pessoal temos que formalizar uma denúncia no PROCON sobre esse abuso no valor da energia. Tudo em xerox e original leve a fatura exorbitante e os documentos pessoais no Procon e vamos fazer eles explicar o real motivo. Quem mora em casa de aluguel também. Quanto mais denúncia melhor pra nós! Então bora agir. Compartilhem! Procon do TABOADO funciona das 8h às 14h”. Com pouco mais de 2 horas lançada, a campanha já tem mais de 50 compartilhamentos.
Em grupos de Whatsapp (foto ao lado), alguns aparecidenses estão compartilhando fotos das faturas, reclamando que o valor da conta em alguns casos chegou quase a dobrar em relação a fatura anterior.

