Ex-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Luiz Carlos Rocha Lima foi nomeado nesta sexta-feira (dia primeiro de fevereiro) para comandar o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito).
A nomeação já era aguardada e, inclusive, foi antecipada pelo Campo Grande News. Nesta sexta-feira, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nomeou Luiz Rocha e revogou o decreto que colocou Francisco Libório Silveira como diretor-presidente interino do órgão de trânsito.
Luiz Rocha também já foi prefeito de Laguna Carapã. O Detran foi dirigido por Roberto Hashioka até 2018. Neste ano, ele assumiu a SAD (Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização).
Uma das demandas para o novo presidente é a placa Mercosul, com prazo até 30 de junho para ser adotada em todo o Brasil.
Conforme o Portal da Transparência do governo do Estado, a previsão de receita para o departamento em 2019 é de R$ 374,2 milhões. O valor vai para pagamento de pessoal, investimentos e uma emenda constitucional, que desvincula receita, retira até 30% da arrecadação do Detran para outras destinações.
Vinculado à Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), o Detran foi criado em 1979 e alcançou status de autarquia em 1986. O órgão é responsável pelo registro de veículos e de condutores.