/

?Semana termina com 156 casos de Dengue em Aparecida do Taboado e um novo alerta para epidemia

1 min de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Último boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra Aparecida do Taboado com 156 casos notificados de Dengue. O número é alarmante e já é 866% maior que o registrado no ano passado, quando o município teve apenas 18 notificações.

      Depois de uma semana inteira chuvosa, a tendência é dobrar as notificações; fato que preocupa as autoridades. Segundo a Secretaria de Saúde, os profissionais do controle de vetores têm encontrado grande quantidade de larvas e inúmeros focos do mosquito Aedes aegypti em vários bairros da cidade, principalmente no Jardim Imperial, Jardim Félix, Tia Chica, Jardim São Jerônimo, Jardim das Flores, Jardim Aeroporto, Vila Barbosa e Jardim Wilson Lucas, onde há o maior número de casos notificados.

      A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mírian Regina, pede a colaboração da população para manter quintais e lotes urbanos sempre limpos, livres de recipientes que possam acumular água, principalmente nessa época de chuva, “a população precisa ficar e se manter atenta se não teremos uma epidemia, de fato”. E ela fez questão de ressaltar a gravidade do problema: “a dengue mata, por isso, toda a atenção é pouca”.

      Para amenizar a situação e tentar controlar a proliferação do mosquito, além dos arrastões e equipes de bloqueios, a Secretaria de Saúde mantém o carro fumacê – cedido pelo Governo do Estado – fazendo a pulverização em todos os bairros da cidade, principalmente onde há maior incidência dos casos. A medida deve permanecer por 3 semanas.

 

Confirmações

      Segundo a Coordenadora Mírian Regina, cerca de 10% dos casos notificados já estão confirmados, mas a tendência é que os demais acabem por se confirmarem, tendo em vista que os resultados de exames feitos através do Governo do Estado estão com um atraso de 40 dias ou mais.

      Ela explicou que muitos pacientes têm optado fazer o exame de forma particular para dar acelerar o tratamento da doença.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog