/

?Prefeitura de Aparecida do Taboado atende 14 gestantes com curso de “Primeiros cuidados com o bebê”

1 min de leitura

      Na manhã desta terça-feira, 12, a Prefeitura de Aparecida do Taboado em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) iniciou curso “Primeiros cuidados com o bebê” para 14 gestantes atendidas pelo “Grupo de Gestantes Gerar Vidas”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por intermédio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

      A capacitação está sendo ministrada pela enfermeira Priscilla Turina e ocorrerá em 10 encontros na sede do CRAS, nas sextas-feiras, das 09h às 11h, com carga horária de 20 horas/aula. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, o objetivo do curso é esclarecer as dúvidas a respeito dos cuidados iniciais com o bebê; ensinar a manobra de primeiros socorros; e cuidados básicos de higiene e aleitamento materno. “Principalmente as mães de primeira viagem aprendem como melhor cuidar de seus filhos e também saem sabendo de questões comportamentais que influenciam nas primeiras relações”, contou.

      A coordenadora da unidade, Lucimeire Brandão, enfatizou que durante a capacitação são desenvolvidas diversas competências, tais como: dicas para facilitar a recuperação da recém-mãe; adaptação à chegada do bebê e aos novos papéis familiares; adaptação do bebê à vida fora do útero; posições de carregar o bebê com segurança; posições para arrotar e prevenir refluxo; higiene do bebê e da mãe; curativos na cicatriz umbilical (umbigo); sono; colo; passeios; rotinas do bebê; e primeiros socorros.

      Além do curso, a Secretaria de Assistência Social sorteou um carrinho de bebê entre as gestantes. A ganhadora foi Isabela Maria Trajino da Silveira. Todo mês há um sorteio entre elas.

      Para participar do “Grupo de Gestantes Gerar Vida” a gestante deve estar fazendo o Pré-Natal em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF); ter renda familiar de até meio salário mínimo; estar grávida de até 4 meses no máximo; e passar por uma triagem no CRAS.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog