Aparecida do Taboado (MS) – Empossado na manhã desta segunda-feira (1), o pecuarista Cézar de Lima Queiroz assume a presidência da Cerbems com a missão de enfrentar os desafios, inovar e aproximar os cooperados. Além disso, a nova gestão também está engajada em fazer a cooperativa crescer.
Com 216 cooperados, a Cerbems é responsável por levar energia elétrica para 273 padrões interligados na zona rural e fornecer a manutenção necessária à essa rede quilométrica. Entre outras, a troca de postes e cabos, assim como a limpeza e expansão da rede estão entre as prioridades da nova Diretoria.
Tais desafios se tornaram combustível para o novo presidente, que encara a nova experiência aos 56 anos de idade com bastante otimismo, “eu nunca presidi nenhuma associação ou cooperativa, então tudo é muito novo para mim, mas eu vejo com bons olhos. Apesar de ser uma responsabilidade e uma tarefa muito grande, estou com muita vontade de contribuir e fazer a cooperativa crescer e ser ainda mais forte”, falou Cézar.
Segundo o pecuarista, além do apoio dos cooperados que integram a Diretoria na sua gestão, ele conta também com o conhecimento dos funcionários da Cerbems e o aporte da família, “isso me faz otimista para seguir adiante, enfrentando os desafios”, afirmou ele, acrescentando que as dificuldades serão superadas com trabalho, dedicação e respeito, “fácil eu sei que não vai ser, mas também não será algo tão insuperável assim”.
Pontuado pelo presidente, uma área que vem crescendo no campo, em Aparecida do Taboado, através da agricultura, é a irrigação, cujo sistema – chamado pivô – consome bastante energia e é um mercado promissor para a Cerbems, apesar de desafiador. Cézar enxerga esse cenário como uma oportunidade de expansão para a Cooperativa, “não adianta você ter um produto para vender e não ter quem consome. Eu vejo a expansão dessa atividade no município como uma oportunidade de crescimento para a Cooperativa, mas é uma situação à parte que terá que ser vista com muito carinho pela Diretoria”, ponderou.
Por fim, Cézar fez questão de deixar claro que os cooperados terão o mesmo tratamento, independente do consumo de energia, “quem consome mais e quem consome menos será tratado do mesmo jeito, com carinho e respeito. Não vai haver diferenças. Para nós, todos são bem vindos”, finalizou.
Perfil
Nascido em Aparecida do Taboado, na extinta Vila Oriente, que acabou inundada pela Cesp durante a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira, Cézar de Lima Queiroz, 56 anos, herdou não só sua propriedade rural, mas também o amor pela pecuária do seu saudoso pai, Gribaldo Teixeira de Queiroz, mais conhecido como Badim, de quem ele se recorda bastante emocionado.
Foi com o pai que Cézar aprendeu a cuidar da terra e mesmo tendo sido incentivado por ele a ingressar na universidade, optou pela lida no campo e hoje é produtor de leite, dono de duas leiterias no município, além de investir também na engorda de bezerros.
O pecuarista já ocupou vários cargos dentro da Diretoria da Cerbems, mas esta é a primeira vez que assume a presidência.
Diretora e Cerbems
A nova Diretoria ficou composta da seguinte forma: Cézar Lima de Queiroz, presidente; José Olímpio Milani, vice-presidente; José Carlos de Lima, 1º tesoureiro; Reidner Paulo da Silva, 1º secretário; José Roberto Barcelos Rocha, 2º tesoureiro, e Gessi de Freitas Almeida Filho, 2º secretário. No Conselho Fiscal Efetivo estão Elpídio Alves da Silva, Pércio de Souza e Silva e Silvio Oliveira de Souza. Já o Conselho Fiscal Suplente é formado por Grimar Camargo de Souza, Lourenço Signori Filho e Aurimides Antunes de Almeida. O mandato é de 2 anos.
A Cerbems foi criada em Aparecida do Taboado no final da década de 70, por volta de 1978, com a finalidade de levar energização para a zona rural e conseguiu atender 273 propriedades no município. Com o surgimento dos programas do Governo Federal anos mais tarde, como o Luz para Todos, a falta de energia elétrica no campo em Aparecida do Taboado praticamente foi zerada.


