Aparecida do Taboado (MS) – A Campanha Maio Amarelo já começou no município desde o início do mês e a primeira blitz aconteceu na manhã de ontem (22) no semáforo central pautada na ‘Educação e Conscientização no Trânsito’.
O que chamou a atenção foi os dados apresentados pela coordenadora municipal de trânsito, Claudete Alves de Souza, que é certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Segundo ela, Aparecida do Taboado registrou 204 acidentes nos últimos 2 anos e 5 meses, com 115 acidentes sem feridos, 86 com feridos e 3 com vítimas fatais. Somente em 2019, o município já acumula 18 acidentes de trânsito, “os dados são preocupantes, é precisamos estarmos em alerta sempre”, ressaltou.
A campanha envolve todos os órgãos relacionados ao trânsito, o comércio, a indústria e a sociedade civil organizada com o único objetivo de trabalhar a conscientização para um trânsito cada vez mais seguro.
Segundo ela, a primeira blitz contou com a participação de crianças para sensibilizar pais e responsáveis a obedecerem às regras do trânsito com o intuito de preservar vidas.
Representando a Polícia Militar, o subtenente Vieira falou sobre o movimento: “estamos relembrando a importância da conscientização no trânsito. Para nós, da Polícia Militar e órgãos de fiscalização, todos os dias são importantes, mas maio foi escolhido para intensificar e dinamizar as operações e serviços de trânsito para promover esta conscientização”.
Ele ainda comentou sobre a participação de crianças no movimento, “formar o cidadão, principalmente os que ainda estão na escola, é melhor que educar uma pessoa que já acumula muitos vícios no trânsito. Além disso, as crianças cobram muito dos pais e isso faz aumentar a sensação de segurança no trânsito”.
A blitz começou no semáforo central no período da manhã e à tarde se estendeu à rua Duque de Caxias e ao semáforo próximo ao Terminal Rodoviário, com a participação de escolas municipais, APAE e Instituto Dom Afonso Maria Fusco. Segundo Claudete, serão 31 dias de ações alertando para o trânsito seguro, seguindo o tema de 2019 que é “no trânsito, o sentido é a vida”. Faça sua parte!