Aparecida do Taboado (MS) – A construção de um salão comercial à base de isopor que está sendo construído na região central da cidade, ao lado da Cacau Show, tem chamado a atenção de quem passa pelo local e o Costa Leste News foi conferir de perto esta novidade, que tem 120m² e é assinada pelo engenheiro Percival Maia.
Já utilizado no acabamento de forro, o EPS, mais conhecido como isopor, passa agora a ser difundido como material básico de construção civil. Porém, o que mais tem atraído adeptos é o custo benefício, conforme explicou o mestre de obras, Marcos Gabriel. Segundo ele, o investimento chega a ser 75% mais barato que a tradicional alvenaria. Além disso, ele garante que o material é 2 mil vezes mais resistente que qualquer outro utilizado em construção civil, com durabilidade de 200 anos sem avarias. Mas alerta: “isso se a obra for conduzida por profissional experiente e capacitado”.
O que Marcos Gabriel quis dizer é que tem muita gente se aventurando com o auxílio da internet, mas corre o risco de pagar caro mais tarde, “é o velho ditado, às vezes o barato sai caro”, enfatizou ele, acrescentando que um curso especializado nesta área chega a custar R$ 7 mil. Segundo o mestre de obras, esta nova era da construção civil vem sendo chamada de ‘construção evolutiva’ e, além de mais barata, é ecologicamente correta e fica pronta em 40 dias (110m²), com chave na porta.

Gabriel explica que a base da construção é feita de baldrame se o prédio for comercial e de radier no residencial. São as paredes que ganharam a novidade, substituindo os blocos tradicionais por isopor EPS T1. As placas utilizadas em uma parede medem 1m x 14cm x 4m e chegam a pesar 3 mil vezes menos que a tradicional. Segundo ele, uma parede de alvenaria com 9m² pesa em média 3.750kg, enquanto que a de isopor pesará apenas 730kg, “e é importante comentarmos que o material, além de ecológico, é inflamável”, reforçou. Depois de construída, o acabamento é o mesmo da construção em alvenaria.
O dono do imóvel, o fisioterapeuta e educador físico Hideki Iseri da Silva, diz que conheceu a técnica durante uma conversa com profissional da área e decidiu pesquisar o assunto. Segundo ele, como Aparecida do Taboado é uma cidade com clima bem quente, o fato do isopor ser um poderoso isolante térmico foi um dos principais atrativos. Outro fator importante foi o custo benefício. Segundo Hideki, a obra deve ficar pronta no final do mês de julho. Ele diz que vai avaliar o resultado final e, posteriormente, pretende construir uma residência nos mesmos moldes.
E aí, será que vale o investimento? Se ficou curioso pode entrar em contato com Marcos Gabriel e seus profissionais através dos telefones (67) 98105-6367/99966-0803.

