No último final de semana, Aparecida do Taboado foi palco para o 1º Taboado Fishing, campeonato de pesca esportiva do tucunaré realizada no sábado (29) na Estância Can Can, às margens do Rio Pântano, que reuniu 67 equipes competidoras de vários estados do país.
O evento foi marcado pela presença de competidores profissionais de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul. De Aparecida do Taboado, cerca de 15 equipes competiram, mas nenhuma conseguiu entrar para o Top 10.
O grande vencedor da competição foi um trio santa-fé-sulense formado pelos pescadores José Febrone, Ademir e Valdemir, que somaram 227 pontos. Eles foram premiados com o troféu de 1º lugar. Já o maior peixe foi fisgado pela dupla Lucas Seiti e Aline Bregaida, de Atibaia-SP, com 51,5cm, que ficou em 3º lugar na classificação geral.
No entanto, a premiação em dinheiro foi sorteada entre todas as equipes participantes. A grande ganhadora do prêmio de R$ 1 mil foi a Equipe Sette Motos, de Aparecida do Taboado, formada por José Sette, Fabiano Sette e Jackson Roberto. Ainda houve premiação de R$ 500,00 para o 2º e 3º sorteado.
O 1º Taboado Fishing ainda sorteou vários prêmios, como motores elétricos, bateria, varas e outros equipamentos e apetrechos de pesca. Segundo os organizadores, Eduardo Cantelli, Higor Camargo, Fábio Tosta e Júlio César, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas, “nossa meta era reunir 50 equipes nessa primeira edição e conseguimos alcançar 67. Estamos felizes com o resultado e a satisfação dos participantes”, comentou Eduardo.
Ele ainda ressaltou que algumas falhas serão corrigidas e que a 2ª edição, em 2020, promete ser ainda melhor, “nós vamos melhorar a premiação e nossa meta é dobrar o número de equipes participantes. Já estamos nos organizando para que a segunda edição seja ainda melhor”, enfatizou.
Segundo Eduardo, que é biólogo, o objetivo principal foi divulgar o potencial turístico de Aparecida do Taboado, do Rio Paraná e seus afluentes, “nós também queríamos promover o turismo através da pesca esportiva com seriedade, qualidade e técnicas que exigem o segmento, e ainda disseminarmos a conscientização ecológica entre os pescadores, tanto do município quanto dos turistas, através da divulgação e prática das leis que normatizam a Pesca Esportiva, visando, principalmente, o combate do uso de materiais e atitudes poluentes e predatórias”, destacou.
Nesse âmbito, ele esclareceu: “foram mais de 150 exemplares de tucunarés devolvidos ao seu habitat natural que irão proporcionar prazeres a outros pescadores e que voltaram a fazer parte do ecossistema. É preciso consciência e incentivarmos cada vez mais a pesca esportiva em detrimento da pesca predatória, que só causa danos ao meio ambiente”, finalizou Eduardo.
Os agradecimentos foram dedicados à Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL)/Labib Tabox, à Associação de Pesca Esportiva de Paranaíba (APEPAR)/Serjão e Wesley; ao Tucuna Free de Santa Fé do Sul/Luiz Claudio; ao Prefeito Fernando de Selvíria; ao Dr. Rodolfo Blini e Secretaria de Saúde de Selvíria “Dim”; à Secretaria de Saúde de Aparecida do Taboado; e ao proprietário da Estância Can Can por locar o espaço por um preço justo; à Polícia Ambiental, que estava presente; bem como a todos os patrocinadores que acreditaram e apoiaram o evento, como FrigoSul, Empório da Pesca, Amazon Mutuca, Carretas Lumaq, Barbearia Entre feio e Sai Bonito, Laboratório Labpar, Ed Center Som, JNT Ar Condicionado, Renovar Comunicação Visual, Auto Elétrica Copa do Mundo, X-Costela, Santa fé Marina Fishing, Apache da Pesca, Parada do Pescador e Cultura FM.

Estrutura
Às 7h foi servido um belo café da manhã para as equipes e o campeonato começou às 8h, com a largada dos barcos, encerrando às 17h30. A entrega da premiação começou por volta das 20h30. No local, os organizadores ofereceram excelente estrutura tanto para os competidores, quanto para o público que prestigiou o evento.
Além da praça de alimentação, com bebidas, espetinho, pastel e marmitex, o evento também colocou à disposição uma loja de produtos de pesca da Apache da Pesca e grande área de camping para acampamento, local que os participantes aproveitaram para realizar o tradicional churrasquinho entre amigos.

