/

?Marinha Brasileira entrega CIR para formandos em Selvíria

3 minutos de leitura

      Selvíria (MS) – Formandos do Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas receberam, no dia 25 de julho, a Carteira de Inscrição e Registro (CIR). A solenidade ocorreu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito municipal José Fernando Barbosa dos Santos; vereadores Luciano Geralde e José Cecílio da Silva Filho; secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Izabel Cristina Marcelo Camilo; sargentos Girlan e Galani, e marinheiro Barbosa (representando a Marinha do Brasil).

      Ministrado de 12 a 18 de maio deste ano em Selvíria, o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés de Máquinas – Nível 1 (CFAQ-II C/M N1) foi viabilizado através da parceria formalizada entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Prefeitura Municipal, empresa Tilabras e a Marinha do Brasil por meio da Divisão de Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários, formando 30 participantes.

      Conforme o 2º Sargento da Marinha do Brasil, Girlan Gonçalves da Silva, o curso teve como objetivo o preparo do pessoal para o trabalho a bordo de embarcações, é especificamente voltado para formação e qualificação de marítimos, fluviários, pescadores, mergulhadores, e destina-se ao ingresso na Marinha Mercante, no Grupo de Marítimos, nas categorias de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), para atuar no nível de equivalência 1, com funções a serem desempenhadas em embarcações com arqueação bruta menor que 300 e potência de máquina propulsora menor que 250 KW, empregadas na navegação interior. Após um ano de efetivo embarque e uma vez aprovado no Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) o profissional poderá ascender ao nível de equivalência 2.

      “A missão da Marinha do Brasil é prover a segurança da navegação. E entre as nossas atribuições está a formação de aquaviários qualificados com objetivo de diminuir as chances de acidentes. A melhor preparação daqueles que utilizam embarcações para transporte de passageiros ou para atividades comerciais promove e salvaguarda da vida humana e previne a poluição hídrica”, comentou o 2º Sargento Girlan.

      A secretária municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Izabel Cristina Marcelo Camilo destacou a excelente relação entre a Administração Municipal de Selvíria, em especial na gestão do prefeito José Fernando Barbosa dos Santos, e a Marinha do Brasil. “É um fator muito importante para o nosso município, pois várias pessoas puderam, através do curso ofertado, preparar-se para o mercado de trabalho, pois a oferta de emprego para profissionais desta área já está sendo significativa, principalmente com a implantação de empresas em nosso município e região no ramo de psicultura, por exemplo. É uma ocasião de agradecimento, sem dúvidas, devido a esta grande parceria com a Marinha do Brasil e nosso município, que muito beneficiou a nossa população”, destacou a secretária Izabel.

      O prefeito José Fernando Barbosa dos Santos prestigiou a solenidade de entrega da CIR e falou da importância do curso e da certificação e da CIR. “Foi uma honra participar da solenidade de entrega da Carteira de Inscrição e Registro (CIR) aos participantes do Curso de Formação de Aquaviários, ministrado pela Marinha do Brasil. Aproveito para parabenizar todos os certificados na data, e agradecer a Marinha do Brasil e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por terem viabilizado o curso com respectiva certificação, o que será de muita valia tanto para os certificados, quanto para as empresas que terão à sua disposição profissionais qualificados”, disse o prefeito Fernando.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog