Ministério da Educação abriu hoje o período de inscrições para bolsas remanescentes do ProUni (Programa Universidade para Todos), referentes ao segundo semestre de 2019. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior.
O prazo para candidatos matriculados em instituição de nível superior vai até o dia 30 de setembro. Já para os não matriculados nessas instituições, o prazo vai até o dia 16 de agosto.
Podem concorrer às bolsas do Prouni brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e obtido nota mínima de 450 pontos e que não tenham zerado na prova de redação.
O estudante também deve ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; ter alguma deficiência; ser professor da rede pública; ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.
Para inscrever-se, o interessado precisa acessar a página do programa na internet.
ProUni
Ao todo, foram ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade, e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.
As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até um e meio salário mínimo. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos.
O processo seletivo regular começou em junho deste ano. Foram realizadas duas chamadas além de lista de espera.