Aparecida do Taboado (MS) – Com o intuito de fazer um levantamento de dados sobre a gestão de resíduos sólidos para auxiliar o Governo Municipal de Aparecida do Taboado na erradicação do lixão, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul enviou, nesta terça-feira, 17, o engenheiro civil Dumas Fernandes Xavier e o engenheiro ambiental Fernando Bernardes para se reunirem com o prefeito Robinho Samara e equipe.
A reunião ocorreu às 8h (BR), no Gabinete, e contou com a participação do secretário de Obras, Igor Vougado; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Dulce Lima; do secretário de Administração, Jary Augusto Silva; e do procurador jurídico, Rodrigo Oliveira da Silva.
Na oportunidade, o engenheiro ambiental Fernando Bernardes explicou que a visita técnica faz parte de um trabalho desenvolvido pelo TC/MS em todo o Estado com o objetivo de dar agilidade nas construções de aterros sanitários. A primeira visita, segundo ele, ocorreu em Paranaíba, na última segunda-feira. O município trabalha na construção de um aterro sanitário que pode vir a atender toda a região, inclusive Aparecida do Taboado.
“Estamos fazendo um levantamento de custos com coleta e com a disposição final dos resíduos sólidos urbanos para fazer um diagnóstico da situação e, posteriormente, enviar uma resposta final ao município. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Robinho Samara que se mostra bastante interessado em resolver o problema”, afirmou o engenheiro ambiental.
O prefeito Robinho Samara enfatizou estar otimista em finalmente erradicar o lixão. “Acreditamos que muito em breve iremos cumprir com o TAC (Termo de Ajuste de Conduta), assinado em 2004, e definitivamente estabelecer o destino adequado dos resíduos sólidos urbanos de Aparecida do Taboado”.