/

Peça A Cartista lota Centro Cultural e surpreende logo na estreia

3 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – O público ficou encantado diante da marcante atuação de Conceição Mendonça no monólogo A Cartista, que fez sua estreia na noite de sexta-feira (20), no Centro Cultural, com a casa cheia.

Moysés Chama, Conceição, Wadna Salles e Priscila Cardoso

      Produção genuinamente aparecidense, da Cia. de Teatro ‘Sou O Que Sou’, a peça tocou fundo o coração do público, provocando quase que uma catarse coletiva, conforme definiu a própria atriz protagonista do enredo: “A Cartista toca profundamente o que há de mais humano em nós, a capacidade de sentir. A mensagem foi enviada e tocou fundo nos corações das pessoas presentes. O teatro possui em si a magia de sensibilizar. Foi uma catarse coletiva! Ao final, as pessoas estavam paralisadas em busca do processamento da experiência que viveram, então, foi um sucesso”, disse ela.

      A peça ficou em cartaz por dois dias, encerrando no sábado (21). Pelas redes sociais, nossa equipe acompanhou o feedback do público, que não poupou elogios à produção: “Sobre a peça #acartista: quem não foi perdeu! Encantamento é a palavra que me define. Um mix de emoções lindamente interpretada por Conceição Mendonça. Meus parabéns a todos os envolvidos, somente pessoas com alto grau de sensibilidade conseguem transmitir tantos sentimentos quanto os envolvidos nessa peça! #encantada”, escreveu Lidiane Mendes Borges Pereira. A internauta Poliana Faustino também fez questão de deixar seu recado: “A emoção fluiu, o coração disparou é as lágrimas caíram”.

      Glaucio Queiroz Oliveira, que garantiu seu lugar logo na estreia, também usou o Facebook para externar a emoção que a peça lhe causou e falar do orgulho por ser uma produção local: “procuro palavras, escrevo, reescrevo, mas nem de longe consigo achar algo próximo para dizer a sensação que A Cartista desperta no espectador. Espectador não, porque quem mergulha nesse mundo criado pelo espetáculo deixa de ser mero espectador e passa a compartilhar, ou melhor, a vivenciar emocionalmente cada palavra pronunciada, cada gesto articulado no palco. Quem não pode ir na apresentação de hoje vá amanhã. Tenho a absoluta certeza de que será um mergulho introspectivo que nos fará submergir com um outro olhar sobre a vida. O melhor de tudo é que toda essa produção é nossa, genuinamente aparecidense”.

Conceição e Moysés Chama, idealizadores da peça

      Ao Costa Leste News, a atriz Conceição Mendonça falou sobre o resultado pós espetáculo: “para mim, como atriz, e retornando ao palco depois de 8 anos, foi um deleite. Em particular, estou especialmente feliz e grata pelo sucesso deste trabalho e por ter cruzado meus caminhos com esses profissionais ricos e conhecimento e talento”.

      Segundo o diretor, figurinista e fundador da Cia., Moysés Chama, a equipe inscreveu a peça em alguns editais de festivais de teatro que estão aberto e espera circular com o espetáculo pela região, começando pelas cidades mais próximas, tanto em MS como no estado de SP.

      A peça foi escrita pela poetiza Wadna Salles, dirigida por Moysés Chama e ainda trouxe uma canção autoral da cantora Priscilla Cardoso, com arranjos de Cleiton Music Produções. Já a caracterização (cabelo e maquiagem) ficou a cargo de Alice Yura, artista premiada e reconhecida na Capital de MS.

      Para acompanhar mais sobre A Cartista é só seguir a página oficial da peça no Facebook.

 

Perfil

      Interpretada pela atriz Conceição Mendonça, grande estrela da peça, ‘A Cartista’ conta a estória de “uma mulher narradora da sua própria vida e contadora da sua própria história”, despertando vários tipos de sentimento no expectador.

      Conceição Mendonça teve suas primeiras experiências com artes cênicas em meados de 2003, quando Moysés Chama fundou a Cia. Sou O Que Sou a partir de um projeto apoiado pela Prefeitura Municipal. Na época, o grupo percorreu várias cidades do Estado com peças produzidas em Aparecida do Taboado e chegou a receber o troféu Tuiuiú Revelação no XXIV Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro.

      Em paralelo, Conceição cursava Letras. Após a graduação, se mudou para Suzano, na grande São Paulo, onde fez cursos livres de Teatro e Circo, inclusive em Mogi das Cruzes. Em 2012 retornou à Aparecida do Taboado, mas ficou 7 anos fora dos palcos. O regresso à dramaturgia foi acontecendo durante as participações nos espetáculos da Cia. de Dança Manoela Jasques, quando ela se rendeu ao talento e amor pela atuação, deixando a educação formal para se dedicar à arte, e sua reestreia foi em A Cartista, pela Cia. Sou O Que Sou, onde tudo começou.

      No currículo, Conceição acumula 4 peças em Aparecida do Taboado, 2 em Mogi das Cruzes e 1 em São Paulo.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog