Aparecida do Taboado (MS) – A eleição para a escolha dos membros do Conselho Tutelar para o biênio 2020/2024 aconteceu simultaneamente em todo o país neste domingo, 6 de outubro, e em Aparecida do Taboado o pleito foi realizado das 9h às 17h (MS), com acompanhamento do Ministério Público e de membros do CMDCA, que divulgou hoje (7) a classificação final dos candidatos.
A apuração dos votos terminou às 20h50 de ontem. No total, 2.398 eleitores participaram da eleição, sendo que desses 11 votaram em branco e 5, nulo. O pleito ocorreu na Escola Estadual Ernesto Rodrigues, onde foram montadas 10 seções eleitorais e 30 servidores públicos municipais prestaram serviços voluntariamente como mesários.
Dos 27 candidatos inscritos, 5 foram eleitos. Destaque para Patrícia Maria dos Santos, eleita com o maior número de votos, 446, que representa 18% do total. Os demais ficam agora como suplentes, sendo que o primeiro da lista, Alzira Souza da Silva, fica responsável pelo cumprimento de 5 meses de férias no cargo.
Ao todo, são oferecidas 5 vagas para carga horária de 40 horas semanais mais plantões, com remuneração de R$ 2.022,92. A posse ocorre no dia 10 de janeiro.
Vale destacar que esta foi a primeira eleição após o recadastramento biométrico e os eleitores aparecidenses que não fizeram a atualização cadastral foram impedidos de votar. Houve ainda menores de 18 anos que foram impossibilitados de exercer o voto porque, diferente da eleição política, a escolha dos membros do Conselho Tutelar só permite a participação de maiores de idade.
Segundo Benedito Leite, Secretário Executivo do CMDCA, apesar de facultativo o voto, a expectativa do comparecimento de eleitores era maior devido ao número de candidatos. No entanto, ele afirmou que o pleito transcorreu de forma democrática, sem nenhuma anormalidade ou eventualidade.
Neste ano, apenas dois novos candidatos vão ocupar vagas no Conselho, ou seja, houve uma renovação de apenas 40% dos membros. Três deles foram reeleitos para um novo mandato de 4 anos.
Veja o resultado por ordem de classificação:
Eleitos
Patrícia da Saúde – 446 votos
Eduardo Pontes – 161 votos
Rosely Oliveira – 159 votos
Eduardo Nalini – 158 votos
Mari Inez (Pingo) – 152 votos
Suplentes
Alzira Souza – 135 votos
Gislaine Fagundes – 108 votos
Cinthya Fagundes – 106 votos
Elizandra da Silva – 106 votos
Aliane Barbosa – 102 votos
Elen Cristina Pereira Saladini – 96 votos
Elariany Saladine da Paz – 91 votos
Jorge Belchior Oliveira Neto – 89 votos
Zilda Vargo – 68 votos
Stenio Regis Silvestre Camargo – 68 votos
Rosilene Fernandes de Oliveira – 59 votos
Aparecido Donizete de Freitas – 44 votos
Erlani Ribeiro Beraldo – 44 votos
Kely Cristina do Prado – 44 votos
Luiz Henrique de Souza – 37 votos
Newilton Ribeiro da Silva – 35 votos
Meirielli Lino de Paula – 30 votos
Daiane Costa Correa – 27 votos
Paulo Sergio Toloto – 09 votos
Caio Rufino Rosalez da Silva – 03 votos
Amanda Queiroga Oliveira Tiago – 03 votos
Maria Fabiana de Almeida Leite – 02 votos

