/

Do lar paras as ruas: Mulheres aparecidenses criam Fórum para debater políticas públicas

2 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Um grupo de mulheres aparecidenses decidiu se juntar para debater políticas públicas em Aparecida do Taboado de forma suprapartidária e criou o Fórum ‘Mulheres em Movimento Mudam o Mundo’ que já conta com 30 integrantes. O grupo surgiu da necessidade que elas identificaram em provocar o empoderamento feminino para que as mulheres, nas suas mais distintas áreas de atuação, possam atuar de forma sistemática e organizada em questões que afetam toda a comunidade onde estão inseridas.

O foco é o empoderamento feminino

      Segundo definição do próprio Fórum em sua página oficial no Facebook (@forum4ms), o objetivo é “Empoderar o feminino, garantindo que as mulheres aparecidenses possam estar cientes de seus direitos, com a total igualdade entre os gêneros. Oferecer orientação sobre como delegar poder às mulheres na comunidade, no meio político, no ambiente de trabalho, mercado de trabalho”.

     O grupo acredita que “empoderamento feminino, basicamente, se refere a dar poder para outras mulheres e cada mulher assumir seu poder individual. Com isso, há crescimento e fortalecimento do papel de todas na sociedade”.

     O Fórum foi criado no dia 16 de agosto e, desde então, o grupo tem participado de forma efetiva de vários debates importantes no município, como a Audiência Pública para tratar sobre a instalação do emissário final de esgoto no Rio Paraná, onde as integrantes levantaram a bandeira pela não operacionalização do emissário e pelo cancelamento do convênio entre Município e Sanesul.

Magna presidente, Edileide Tesoureira e Márcia 1ª Secretária

     Além disso, o Fórum organiza para esta sexta-feira, dia 11 de outubro, a 1ª Folia na Praça, um evento especialmente voltado ao Dia das Crianças, com brinquedos infláveis, cachorro quente, refrigerante, algodão doce, geladinho e ações educativas na Praça da Matriz, tudo oferecido gratuitamente em parceria com o Interact e o Departamento Feminino da Loja Maçônica Fraternidade nº 24. O evento começa às 8h e segue até às 11h30.

     Presidido por Magna Brito, o Fórum ‘Mulheres em Movimento Mudam o Mundo’ ainda tem Edileide Cruz na Tesouraria e Márcia Roldão da Secretaria. Conta ainda com membros como a empresária Priscila Silva, a ex-vereadora e ex-primeira dama Sirlei Melo, além de professoras (atuantes e aposentadas), empreendedoras, donas de casa e várias outras profissionais.

 

Futuro

      Na noite do dia 4 de outubro, as mulheres se reuniram na residência de Priscila Silva para alinhar as próximas ações e anunciaram que ainda este ano devem dar início ao projeto “Helena, Aparecida, Cida, Cidinhas” que visa disseminar a conscientização sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama através do exame de Mamografia.

      O nome do projeto é uma homenagem à decoradora aparecidense Helena Aparecida de Oliveira, mais conhecida como Cidinha, que faleceu no dia 29 de setembro acometida pela doença.

    

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog