Aparecida do Taboado (MS) – O 2º Painel de Negócios aconteceu na noite desta quinta-feira (21) em Aparecida do Taboado e, mais uma vez, surpreendeu os participantes. Empreendimentos de grande porte entraram em contato com pequenos negócios de diversos segmentos para iniciar negociações, formar parcerias e possibilitar o acesso a novos mercados, proporcionando network, divulgação da empresa e prospecção de negócios.

O evento funcionou como uma sessão de negócios, onde os participantes tinham apenas alguns minutos para apresentar a empresa e o que buscavam no local. Desta forma, a dinâmica funcionou como uma espécie de encontro programado entre empreendedores para oportunizar a criação de parcerias e fomentar negócios.
“Cada empresa teve apenas dois minutos para se apresentar e o sistema fez com que todos os empresários se conhecessem, é como se fosse um ‘mini pitch’ de vendas. Todos foram ofertantes e demandantes de serviços. A sessão também oportunizou um aprendizado sobre vendas”, explicou a gerente regional do Sebrae de Três Lagoas, Josi Signori.
O evento reuniu desde funcionários e donos de negócios de ramos tradicionais a outros mais inovadores, como startups. Participaram como empresas âncoras as principais indústrias do município: Plastrela, Dânica, Alpha Motion, Pais e Filhos, Pelmex, Frigosul, Alcoolvale, Frango Ouro, Geneseas, Banco do Brasil, Caixa e Sicredi. Já como fornecedores, o evento trouxe mais de 50 participantes.

Pela primeira vez em uma sessão de negócios, Gláucia Lisboa, dona de uma empresa de certificação digital recém-inaugurada na cidade, disse que a iniciativa ajudou a criar contato com pessoas próximas que podem se tornar possíveis clientes, “eu achei o evento muito interessante e tive a oportunidade de me reunir com pessoas que, talvez, eu não tivesse acesso fora dali. Foi bastante positiva minha participação e já rendeu resultados”, disse a empreendedora, no dia seguinte ao evento.
Alberto Rodrigues de Souza (Betão), que há 13 anos vem crescendo com uma empresa de serviços de internet em Aparecida do Taboado, também aprovou e se surpreendeu com o evento. Segundo ele, além de apresentar seus serviços, ainda pode contratar, “foi muito produtivo participar do evento, inclusive já estou finalizando alguns contratos que consegui através da sessão. Além disso, tive a oportunidade de conhecer empresas e contratar alguns serviços. Eu realmente fiquei surpreso com o potencial desse evento”, disse ele, que recebeu o convite através da ACIAT.
Para os pequenos negócios, a participação foi fundamental porque o Painel oportuniza network, prospecção de negócios e parcerias. Já para as empresas âncoras é a oportunidade de conhecer o mercado e se beneficiar de produtos e serviços dentro do próprio município.
Esse ano, o Painel de Negócios funcionou como uma sessão de negócios, com o objetivo de estimular e fomentar negócios, buscando maior integração entre empresários através de um sistema dinâmico de reuniões comerciais em que cada empresário entrou em contato direto com vários compradores e fornecedores. As mesas de reunião possuíam um moderador e uma média de 4 empresas que se apresentavam em 1 minuto cada, com uma empresa âncora por mesa, num sistema de rodízio, “a sessão de negócios aproxima empresas que compram e vendem com intuito de trocar informações e gerar negócios”, afirmou Ana Flávia Arrais, analista técnica do Sebrae/MS.


O evento, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com SENAI e ACIAT, foi gratuito para empresas compradoras (âncoras), com investimento de R$ 50,00 para empresas fornecedoras. Os empresários que participaram da sessão ampliaram a rede de contatos e fecharam novas parcerias, fazendo desta edição mais um grande sucesso no ramo de negócios.







