Aparecida do Taboado (MS) – Começou na última terça-feira e termina hoje (29) a I Semana Acadêmica do Curso de Administração Pública EAD/UEMS (Ensino a Distância/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), ofertado em convênio com a CAPES/UAB (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Universidade Aberta do Brasil), e que tem como mantenedor a Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado.
O evento ocorre no Plenário da Câmara de Vereadores e teve a primeira palestra ministrada pelo Diretor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Dr. Eduardo dos Santos Dionísio, no dia 26. Ele falou sobre a criação do TCE, suas competências e fortalecimento, além de debater sobre os controles interno e externo.
“Eu me sinto muito feliz em saber que em Aparecida do Taboado tem um curso voltado para a Administração Pública. Nós vamos aqui, efetivamente, formar administradores públicos. Até porque na história da Administração Pública do nosso país teve no decorrer de todos os anos, inclusive nas constituições, desde a primeira Constituição Republicana, a formação de uma administração pública que nunca se preocupou efetivamente com o seu profissionalismo”, disse ele.
A abertura oficial contou com a presença do prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida (Robinho Samara); do Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Aparecida do Taboado, representante do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Dr. Oscar de Almeida Bessa Filho; do coordenador do Polo da UAB/UEMS, Joaquim Donizete de Matos; do Presidente da Câmara de Vereadores, José Rodrigues de Matos; da secretária municipal de Educação, Maria Margarida de Matos; do Chefe de Gabinete da Diretoria Geral do TCE, Igor Nemir Neves; e do acadêmico Mauro Sampaio, que na oportunidade representou os demais universitários de Administração Pública.
Ao fazer uso da palavra, o prefeito Robinho Samara salientou toda trajetória para conquistar o polo da UAB/UEMS para Aparecida do Taboado e desejou uma boa Semana Acadêmica aos universitários. “Eu tenho certeza que vocês irão aproveitar o evento muito bem. Quero parabeniza-los por estar aqui para discutirmos o interesse público e a melhora na gestão dos serviços públicos, isso é muito importante”.
O coordenador do polo Joaquim Donizete de Matos agradeceu aos presentes e ressaltou que o TCE é um órgão que muito tem a contribuir para que a Administração Pública possa fluir de forma organizada e as contas públicas estejam em dia.
“Para vocês [acadêmicos] o momento agora é de juntar a teoria que adquiriram ao longo destes dois anos e somar com os dois anos de aprendizagem que ainda restam, para concluir o curso e ser, de fato, chamados de administradores públicos. Temos vários gestores que passarão pela Administração, mas eles não terão tanta experiência que vocês estão adquirindo para gerir a máquina pública. Eu espero que vocês possam aproveitar ao máximo”, falou Joaquim.
Com o tema: “Um novo Olhar para a Administração Pública”, a Semana Acadêmica terá, até o seu fechamento, a participação de figuras públicas importantes e com grande envolvimento com a Administração Pública. Na quarta-feira, 27, às 20h (BR), foi realizada palestra com a Secretária Municipal de Educação, professora Maria Margarida de Matos; seguida por uma palestra da Secretaria Municipal de Saúde, com a Diretora Geral da FESAT, Mara Nilza da Silva Adriano; debate entre as palestrantes e os acadêmicos.
Na quinta-feira, dia 28, a palestra foi proferida pelo Secretário Municipal Planejamento e Finanças, Juner Cesar Pereira da Costa, às 20h (BR). Logo após, por volta das 20h45 (BR), aconteceu uma palestra da Secretaria de Planejamento com a Analista de Finanças e Controle do município de Aparecida do Taboado- MS, Divina Aparecida de Freitas Rondon. Já para esta sexta-feira (29), a abertura será realizada às 19h (BR) com a palestra do Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Aparecida do Taboado, representante do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Dr. Oscar de Almeida Bessa Filho.