Quatro décadas distribuindo justiça. Magistratura atualizada. Servidores competentes. Esses são alguns dos fatos que colocaram o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul na vanguarda da justiça brasileira. E com essa imagem de sucesso, na tarde do dia 4, os plenários do Palácio da Justiça ficaram lotados na solenidade de comemoração dos 40 anos do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e da outorga da Comenda Colar do Mérito Judiciário 2019. Por isso, além da mesa de autoridades, havia um plenário especial prestigiando as autoridades que compartilharam o momento de júbilo.
Um vídeo mostrou a evolução da justiça estadual nessas quatro décadas de prestação jurisdicional. Todos puderam entender a razão de o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul tornar-se referência nacional nesses 40 anos de história, garantindo dignidade, cidadania e justiça.
As honras foram estendidas para alguns servidores, 10 magistrados da Capital e 10 do interior. Os primeiros estão entre os mais antigos de cada circunscrição e os juízes foram selecionados em razão do número de sentenças proferidas, do maior número de audiências realizadas e maior percentual de acervo baixado.
Entre os juízes da Capital estão Alessandro Carlo Meliso Rodrigues, Olivar Augusto Roberti Coneglian, Denize de Barros Dodero, Paulo Henrique Pereira, Marcelo Andrade Campos Silva, Wagner Mansur Saad, Cézar Luiz Miozzo, Eliane de Freitas Lima Vicente, Mauro Nering Karloh e Ricardo Gomes Façanha. Os juízes do interior são Flavia Simone Cavalcante, Rodrigo Barbosa Sanches, Walter Arthur Alge Netto, Marcelo Guimarães Marques, Alessandro Leite Pereira, Plácido de Souza Neto, Guilherme Henrique Berto de Almada, Melyna Machado Mescouto Fialho, Ana Carolina Farah Borges Da Silva e Kelly Gaspar Duarte Neves, que representou a 2ª Vara de Aparecida do Taboado.
Ao final, o presidente do TJMS rendeu graças a todos os presentes e agraciados e destacou que os nomes que receberam a Comenda Comemorativa carregam o reconhecimento pela contribuição e pelo desenvolvimento do Poder Judiciário de MS nos 40 anos.
“Poderíamos ter aqui um imenso número de pessoas condecoradas, portanto, cada um representa o reconhecimento a todos os magistrados, procuradores, promotores, advogados, defensores e abnegados amigos da justiça e da sociedade sul-mato-grossense. Completamos 40 anos com orgulho por sermos um Tribunal de Justiça de vanguarda e moderno. Somos um tribunal de gente audaz, sempre a um passo à frente de seu tempo. Obrigado a todos que, de alguma maneira, contribuíram para o engrandecimento do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul”, finalizou.
Para a juíza Kelly Gaspar Duarte Neves, a homenagem representa o reconhecimento ao intenso trabalho realizado pela equipe da 2ª Vara de Aparecida do Taboado composta por Levi Barbosa da Silva, Chefe de Cartório; dos analistas judiciários: Paulo César Silva Rodovalho, Ana Paula de Freitas, Alcides Pimenta Dias Filho, Flávia Aparecida Leonardo Fagundes e Taís Mendes da Conceição; da assessora Flávia dos Santos Queiroz e da assistente de gabinete Celimar Roseli Gotardo, que objetiva a prestação jurisdicional célere e efetiva.

