Também conhecida como macaxeira ou aipim, a mandioca é uma raiz extremamente saborosa e brasileira que pode ser utilizada em grande variedade de pratos, salgados ou doces. O que muita gente não sabe é que a mandioca dá origem a diversos subprodutos muito utilizados nas cozinhas de diversas regiões do país. Alguns de seus principais subprodutos são: a farinha de mandioca, a tapioca e o tucupi.
Nesse contexto, o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), realizou durante três dias um curso para beneficiamento e transformação caseira da mandioca. As aulas foram ministradas no Centro de Treinamento e Eventos da entidade.
Ao todo, foram 12 pessoas inscritas e beneficiadas com aulas gratuitas, recebendo orientação de como utilizar os subprodutos da mandioca para a produção de receitas como: farinha, bolo, aproveitamento da entrecasca, biscoitos, tortas, coxinhas, entre outros.
O presidente do Sindicato, Eduardo Sanchez, comentou que todos os cursos são de qualidade e têm o objetivo de oferecer conhecimentos que podem resultar em renda extra para os participantes. Edineia Gomes, uma das alunas, explicou que tomou a iniciativa de participar do curso porque seu marido trabalha no meio rural, além do que é uma forma de aproveitar a raiz para o consumo familiar e até como um faturamento para ajudar nas despesas, pois está desempregada.
Quem estiver interessado em conhecer os cursos que o Sindicato Rural promove a agenda está disponível na página oficial da entidade no Facebook. Todos os cursos e treinamentos são gratuitos. Mais informações pelo telefone (67) 3265-1288.