Embora o Carnaval seja a festa popular mais importante e conhecida no Brasil, a data que marca a comemoração – dia 25 de fevereiro – não é reconhecida como feriado em Mato Grosso do Sul. Portanto, o funcionamento do comércio, de instituições financeiras ou das repartições públicas acaba sendo facultativo.
Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (18), a Associação Comercial e Industrial (ACIAT) afirmou que o Carnaval não é considerado feriado em Mato Grosso do Sul e que a abertura do comércio em Aparecida do Taboado durante as comemorações carnavalescas, principalmente na terça-feira, será facultada ao empresário, assim como a reabertura na quarta-feira de Cinzas a partir do meio dia. “Mas não existe qualquer norma que obrigue este procedimento”, esclareceu a entidade.
Também nesta terça-feira, a Prefeitura Municipal publicou o Decreto nº 009, no Diário Oficial do Estado, determinando ponto facultativo os dias 24 e 25 (segunda-feira e terça-feira), exceto os serviços que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos. As atividades municipais retornarão na quarta-feira (26), das 12h às 17h (MS), nas repartições públicas da Administração Direta e Indireta. Nos órgãos do Governo do Estado, os dias 24 e 25 também foram decretados ponto facultativo, assim como a quarta-feira de Cinzas até às 13h.
Os bancos também não farão atendimento ao público nos dias 24 e 25 de fevereiro, retornando as atividades na quarta-feira, das 12h às 15h (BR). Neste período, os clientes poderão utilizar os serviços do autoatendimento.
Já a Lotérica Central funcionária a partir das 8h (BR) – e até às 17h30 – na quarta-feira de Cinzas, mas não abrirá na segunda e terça-feira.
As agências do Correios também estarão fechadas na próxima segunda e terça-feira, dias 24 e 25 de fevereiro, por conta do Carnaval. Na quarta-feira, dia 26, as atividades de distribuição domiciliária e o atendimento nas agências serão realizados normalmente a partir das 12 horas (BR). Os clientes poderão obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações na página dos Correios.