/

Secretaria de Saúde de MS monitora suspeita de coronavírus; resultado de exames deve sair nesta quinta

2 minutos de leitura

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) de Mato Grosso do Sul realizou coletiva na tarde desta quarta-feira (26) para falar sobre as ações realizadas em relação ao primeiro caso suspeito de coronavírus no estado, divulgado na manhã de quarta.

Segundo a secretária adjunta da SES, Christinne Maymone Gonçalves, o caso do jovem de 24 anos está sendo monitorado de acordo com a orientação do Ministério da Saúde. Conforme Christinne, ele realizou exames que serão analisados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) para confirmar o painel viral do jovem. Depois, esse exame será encaminhado para o hospital Adolfo Lutz, em São Paulo, para confirmar ou não se o homem tem a doença.

Ainda de acordo com a secretária, o resultado deste primeiro exame deve sair até o meio dia desta quinta-feira (27). Ela ainda afirmou que o estado já tem um comitê de operações estratégicas funcionando com parceiros – o COE (Centro de Operações de Emergência) – como ANVISA e Hospital Universitário para prevenção e rápida identificação de casos suspeitos, para evitar que a doença respiratória se espalhe no estado.

“Nós teremos muitos casos suspeitos, mas vamos lidar com essa situação de epidemia da melhor maneira possível. Temos equipes orientadas no estado a lidarem com casos suspeitos, vindos dos países que já registraram casos da doença e vamos seguir os procedimentos conforme orientação do Ministério da Saúde”, disse Christinne.

O jovem, morador de Ponta Porã, apresentou sintomas leves de coronavírus, tendo ligeira febre, coriza e dor de garganta. Ele mesmo procurou a vigilância epidemiológica da cidade, após passar 14 dias na Tailândia, com voo que teve conexão em Pequim e Alemanha, tanto na ida quanto na volta. O desembarque foi realizado no aeroporto de Guarulhos e foi de carro para casa, mas sem informar para a SES se parou em algum município.

Amigos que também viajaram com o jovem e familiares não estão sendo monitorados no momento. A secretária ainda deixou claro que o caso no estado é muito diferente do paciente de São Paulo, o primeiro com a confirmação da doença no Brasil. “Depende dos sintomas do paciente e de quem esteve com ele. Neste caso é um jovem que está com sintomas leves e com pessoas próximas que não tiveram sintomas. Se fosse um idoso ou criança com sintomas mais severos, aí trataríamos com mais gravidade”, explicou a secretária adjunta.

O caso já foi notificado ao Ministério da Saúde, mas ainda não consta na estatística nacional, que deve ser atualizada na manhã desta quinta.

Ainda conforme Christinne, o momento agora é de etiqueta respiratória, prevenção e precaução. A orientação da secretaria de saúde é de, caso a pessoa tenha ido a algum dos países que já apresentaram casos da doença e apresente algum sintoma, procure a vigilância epidemiológica da cidade em que vive para realizar exames e conseguir controlar o vírus.

Veja os cuidados para se prevenir contra o coronavírus
Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog