Aparecida do Taboado (MS) – Os organizadores do Taboadão 2020 – Bacana Produções e Cultura FM – anunciaram hoje (19) a suspensão da 51ª edição do evento, que aconteceria de 29 de abril a 2 de maio, com portões abertos.
Em nota, a organização explica que o adiamento foi necessário em função da pandemia do Covid-19, que até agora já matou 4 pessoas no Brasil e mais de 8 mil pelo mundo (a maioria na Europa e na Ásia), segundo o Correio Braziliense.
A medida ainda atende recomendação do Ministério da Saúde e do Governo Federal, que declarou estado de calamidade pública no país. Decreto baixado pelo Governo Municipal na última segunda-feira (16) também recomendou a suspensão de eventos já agendados que causem a aglomeração de pessoas a fim de evitar o contágio e a disseminação do vírus.
Levando em consideração que o Taboadão é a maior festa do peão com portões de abertos de Mato Grosso do Sul e o principal evento turístico do município, recebendo anualmente milhares de visitantes, a medida se faz prudente.
No entanto, os organizadores garantiram que uma nova data será reagendada, possivelmente depois do fim da pandemia, e que os convites que já foram vendidos serão válidos. “Agradecemos a compreensão e aguardamos todos na nova data a ser marcada”, dizia a nota oficial. Mais tarde, na página do evento no Facebook, os organizadores informaram que a festa ocorrerá em setembro, mês de aniversário da cidade.
Outros eventos públicos também já foram cancelados no município, como a pregação de Thiago Brado em evento do Santuário Diocesano no dia 27 de março; a 1ª Noite Cultural do Município, no dia 28, e a 2ª Feijoada da Equoterapia que aconteceria em junho. A maioria deve ser remarcada.