Conquistar a casa própria é um grande sonho para a maioria da população do mundo e muitas instituições financeiras concedem crédito habitacional para facilitar essa realização.
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) gostaríamos de destacar que é preciso atenção redobrada, pois é fundamental comprovar renda através de movimentação bancária. Essa dica vale também para o profissional autônomo.
Isso significa que, além de cumprir com todas as obrigações do MEI, na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda é preciso indicar com clareza qual a sua ocupação – se é manicure, cabeleireiro, pedreiro, etc. (e não optar pelo campo ‘outros’) – e comprovar movimentação financeira via extrato bancário. A orientação é da nossa contadora Eliane Dias Pereira, que faz o alerta: “não dá só para declarar, tem que provar”.
Outra dica importante, segundo ela, quando vão avaliar a liberação de crédito imobiliário a maioria dos bancos não aceitam conta poupança. É necessário que a movimentação seja feita em uma conta corrente, “são detalhes que o MEI ou o autônomo precisam estar atentos quando buscam crédito no mercado seja para moradia, veículo ou qualquer outra finalidade”, orientou Eliane.
Para finalizar, a contadora ressaltou a importância do MEI ou profissional autônomo procurar orientação através de fonte segura – um contador ou do próprio Sebrae – caso pretenda iniciar o processo de obtenção de crédito imobiliário.
Então, se esse for o seu caso, não deixe para a última hora. O prazo para fazer a declaração do imposto de renda termina no dia 30 de abril. Fique atento às dicas da Construfare Engenharia!