Secretaria Municipal de Saúde confirmou na tarde desta terça-feira (24) a suspeita de 2 casos de coronavírus (Covid-19) no município.
Trata-se de uma senhora de 84 anos que está sendo monitorada em isolamento hospitalar e um homem de 43 anos que faz tratamento oncológico em São Paulo, epicentro da doença no país, e vem apresentando sinais de gripe, inclusive febre, mas está em isolamento domiciliar. A equipe de Saúde acompanha os dois pacientes.
Segundo a Secretaria, os exames foram coletados em Aparecida do Taboado e enviados no final da tarde desta terça-feira (24) ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Campo Grande, que vai avaliar H1N1 entre outras doenças respiratórias. O resultado deverá ser divulgado em até 72h. Caso dê negativo será enviado ao laboratório de São Paulo para teste de Covid-19, demorando mais 48h para o resultado.
Os casos já foram informados à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério de Saúde.
Descartado
No início deste mês (dia 7), cinco italianos buscaram atendimento na Santa Casa de Paranaíba apresentando os primeiros sintomas de coronavírus. Eles tinham chegado no Estado há 3 semanas e estavam instalados em Aparecida do Taboado para prestar serviço à uma indústria do município.
Quatro das cinco pessoas tiveram as suspeitas descartadas e receberam orientações ainda em Paranaíba. Já o caso suspeito foi transferido para Aparecida do Taboado, onde o paciente ficou em isolamento domiciliar até obter o diagnóstico oficial, divulgado 7 dias depois, testando negativo para a doença.
Este foi o primeiro caso suspeito do município e acabou descartado.