A Prefeitura acaba de publicar o Decreto nº 22 alterando normativas do Decreto nº 18 e permitindo a reabertura do comércio em Aparecida do Taboado a partir desta quarta-feira, 1º de abril.
“Apesar da situação de urgência que demanda o emprego de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública a fim de evitar a disseminação da doença [novo coronavírus] no Município de Aparecida do Taboado/MS, faz-se necessária à modificação de algumas medidas adotadas anteriormente […] para a preservação da economia municipal”, justifica o Poder Executivo.
A partir de amanhã (1) o comércio varejista poderá funcionar gradativamente com atendimento de no máximo 2 clientes por vez, respeitando o distanciamento de 1 metro entre pessoas, ficando obrigatória a higienização de consumidores na entrada do estabelecimento. A Prefeitura ainda determinou que o controle externo ficará sob responsabilidade da empresa, que deverá impedir a aglomeração de pessoas disponibilizando um colaborador para fazer a organização e orientação, levando em consideração as recomendações de higienização feitas pelas organizações de saúde.
Restaurantes deverão reduzir o atendimento interno em no máximo 40% da sua capacidade, com distanciamento de 2 metros entre as mesas, e fica proibido montá-las em calçadas. Bares, lanchonetes, conveniências, sorveterias e tabacarias estão proibidos de permitir o consumo no local e deverão seguir as mesmas regras supracitadas. Já os prestadores de serviços e autônomos deverão realizar atendimento agendado de no máximo 2 por vez.
No novo decreto, a Prefeitura ainda orienta os estabelecimentos, caso tenham estrutura e logística adequadas, sempre que possível, dar preferência para vendas via internet, telefone ou outros instrumentos similares e promover a entrega em domicílio no sistema Delivery, ou disponibilizar a retirada no local dos produtos no sistema Drive Thru, desde que adotadas as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde de prevenção ao contágio e contenção da propagação do coronavírus (COVID-19), sempre observando o Toque de Recolher, das 21h às 4h (MS), que continua mantido.
Veja o que abre:
Lojas de varejo
Floricultura
Serviços de Xerox
Assistência Técnica (celulares e equipamentos de informática)
Restaurantes
Academias
Sorveterias
Salgaderias
Padarias
Bares
Conveniências
Veja o que continua fechado:
Escolas
Feira do Produtor
Igrejas