A Igreja Católica se prepara para o momento mais importante do calendário religioso: a Paixão de Cristo. Entretanto, em um fato inédito no país, a celebração dessa vez ocorrerá sem a presença dos fieis devido à situação de emergência pelo novo coronavírus (Covid-19).
Apesar do distanciamento social decretado pelo Governo tanto Estadual quanto Municipal, a programação vai acontecer, mas com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Santuário Diocesano Nossa Aparecida, conforme explica o pároco local, Padre Vicente Paulo Moreira Borges: “em tempo de pandemia do novo coronavírus, tivemos que fazer adaptar todas as celebrações. A Semana Santa é o centro de toda as celebrações da vida da Igreja. Isso requer de nós um espírito de sabedoria e discernimento. Todas as celebrações estão sendo realizadas com um pequeno grupo de fiéis e são transmitidas pelas mídias sociais da Paróquia. Isso é tudo que podemos fazer”.
Ele lamentou a situação, que além de afastar os fieis da Igreja nesse momento importante ainda tem causado a morte de milhares de pessoas mundo a fora, “rogamos a Deus que possamos nos livrar o quanto antes dessa pandemia. Sob os cuidados de Nossa Senhora Aparecida imploramos de Deus as bênçãos sobre nosso povo. Sentimos muito por estar distante de nossos fiéis. Que eles se sintam amados e queridos pelo Senhor que deu a vida por todos nós”.
Programação
Terça-feira Santa
19h – Celebração das dores de Nossa Senhora
Quarta-feira Santa
07h – Missa
19h – Ofício das Trevas
Quinta-feira Santa – Páscoa Ritual
Instituição da Eucaristia – O mandamento do Amor
20h – Missa Solene da Ceia do Senhor
Sexta-feira Santa
15h – Ação litúrgica Narrativa da Paixão do Senhor
19h – VIA SACRA
Sábado Santo – Páscoa Gloriosa
19h – Vigília Pascal
Domingo da Ressurreição
08h – Missa de Páscoa
19h – Missa de Páscoa
Toda a programação poderá ser acompanhada ao vivo pela página oficial do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida no Facebook pelo @santuariodotaboado. Participe!