Aparecida do Taboado (MS) – Aconteceu hoje (24), no início da tarde, uma fiscalização na barreira sanitária em Aparecida do Taboado – em funcionamento desde o dia 30 de março, supervisionada pela Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS).
Além da presença do presidente da CCS/MS, Coronel Hugo Djan Leite, representantes estaduais do IAGRO, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estiveram presentes na visita que teve por objetivo identificar as demandas necessárias para melhorias das barreiras sanitárias instaladas em Mato Grosso do Sul.
O presidente da comissão de controle sanitário, Cel. Hugo Djan, utilizou sua fala para cumprimentar toda a equipe que trabalha na barreira desde o mês passado e destacou o ineditismo da situação em que estão trabalhando, “nunca aconteceu algo parecido, todos nós estamos trabalhando para acertar através dos nossos erros e precisamos estar unidos”, explicou o coronel.
Já o secretário municipal de Administração, Jary Augusto Silva, que estava representando o prefeito Robson Samara, ressaltou a falta de comprometimento da população que, atualmente, não segue os decretos municipais de afastamento social, “estão confundindo flexibilização com liberação”, comentou ele. Nesse momento, ainda parabenizou o trabalho realizado na barreira sanitária e relembrou a importância da ação estabelecida pelo governo estadual.
Barreiras Sanitária
Em funcionamento desde o dia 30 de março, a barreira sanitária do município instalada no Posto Fiscal Itamarati, próximo à Ponte Rodoferroviária, é uma das 13 barreiras presentes no Estado e tem como função orientar a população sobre a prevenção do novo coronavírus (Covid-19), além de diagnosticar possíveis sintomas da doença na população abordada.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais um milhão de pessoas foram abordadas no estado até essa sexta-feira (24).
Já em Aparecida do Taboado os números também são significativos, sendo 9 mil veículos e 17 mil pessoas abordadas até o presente momento.