Mesmo com nenhum caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) em Aparecida do Taboado, os funcionários do Lar dos Idosos Vicente Marques de Queiroz alteraram a rotina da entidade para atender às medidas de higiene recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Ciente dos grupos de risco, especialmente o que envolve pessoas acima de 60 anos, alguns cuidados foram redobrados ao atender os idosos, como uso de álcool em gel até mesmo na limpeza da instituição e máscaras.
A assistente social do lar, Renata Fernandes, ainda explicou que além de seguir todos cuidados sanitários que são recomendados, a direção da entidade proibiu as visitas e os passeios diários para evitar contaminação nesse período, “ nós colocamos essas regras, pelo menos por agora, nesse momento de pico, para evitar o contato com outras pessoas, pois eles podem sair, se contaminar, chegar na instituição e passar para um idoso acamado, que é ainda mais sensível. O mesmo vale para as visitas, que foram canceladas para evitar o contágio”, explicou a diretora.
Renata também destacou que as medidas foram necessárias levando em consideração que no Estado de Mato Grosso do Sul, a população que possui a faixa etária do grupo de risco (acima de 60 anos) representa 14,8% do perfil dos casos confirmados de Covid-19.