Boletim da secretaria estadual de Saúde (SES) confirma 608 novos casos de pessoas contaminadas com o coronavírus em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas e mais 2 mortes. O estado atingiu nesta quinta-feira (9), 11.671 registros de covid-19 e 136 mortes em razão da doença desde o início da pandemia, em março.
Campo Grande se manteve como a cidade do estado com maior número de novos casos. Foram 233 nesta quinta, o que elevou o total da capital para 3.812. A taxa de ocupação global de unidades de terapia intensiva (UTI’s) na cidade, disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), chegou a 87%.
Essa ocupação engloba pacientes com covid-19, casos suspeitos e também vítimas de outras doenças.
O Hospital Regional, instituição de referência no combate a doença, atingiu na quarta-feira (8) o índice crítico de 96,4% de ocupação dos leitos de UTI. Para fazer frente a esse aumento de demanda, as secretarias estadual e municipal de Saúde (SES e Sesau) viabilizaram rapidamente a implantação de 18 novos leitos de UTI no Hospital de Câncer Alfredo Abrão.
Esses novos leitos serão entregues nesta quinta-feira e estarão prontos para receber pacientes a partir da próxima semana.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, serão transferidos para o Hospital de Câncer, pacientes do Hospital Regional e da Santa Casa, que não estão com covid-19. Isso vai possibilitar, conforme ele, um alívio para a situação crítica do Hospital Regional e ainda libertar leitos de UTI para que também a partir da próxima semana a Santa Casa receba pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Resende também anunciou que já foram contratados em parceria com a prefeitura de Campo Grande, 37 leitos de UTI em hospitais particulares para o atendimento exclusivamente de pacientes com covid-19 pelo SUS. São 20 leitos no Proncor, 10 na clínica Campo Grande e 7 no El Kadri.
Outro reforço dessa rede de atendimento, conforme ele, são 20 ventiladores pulmonares que serão recebidos ainda nesta quinta do Ministério da Saúde. Esses equipamentos vão ser utilizados na montagem de novos leitos de UTI em Campo Grande, também a partir da próxima semana.
O secretário disse que está sendo articulada ainda a possibilidade do Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, também contar com 10 leitos de UTI para atender aos pacientes com covid-19.
Dados do estado
Das pessoas que contraíram a doença em Mato Grosso do Sul, o boletim da SES aponta que 3.906 são considerados casos ativos. Desse total, 3.679 estão em isolamento domiciliar e 227 estão internados, sendo 122 em leitos de UTI. A taxa global de uso desses leitos no estado chegou a 58%.
Em contrapartida, 7.629 pessoas se recuperaram da doença, o que representa 65,36%.
Para ampliar a testagem em Campo Grande, o secretário estadual de Saúde, disse que amanhã será entregue o novo posto de coleta, que vai funcionar na escola estadual Lúcia Martins Coelho. Essa unidade vai atender também por agendamento, que será feito pelo Disk Covid, somente no período noturno e para aplicação de testes rápidos. Desde o início da pandemia o estado já realizou 58.156 testes.
Nesta quinta, Japorã voltou a figurar na lista dos municípios sul-mato-grossenses com casos de covid-19. O estado tem agora 73 cidades com registros, o que representa 92% dos 79 municípios.