Aparecida do Taboado (MS) – A secretária municipal de Saúde, Tatiane Bernardes, está entre os 226 casos confirmados do novo coronavírus em Aparecida do Taboado. O exame (Swab) foi colhido 4 dias após os primeiros sintomas e o resultado saiu na tarde desta terça-feira (11) dando positivo para a doença. Com alguns desconfortos, como náusea e falta de ar, além de picos na pressão arterial, ela está em isolamento hospitalar recebendo atendimento na Fesat.
Segundo Tatiane informou ao Costa Leste News, os primeiros sintomas surgiram na sexta-feira (7), “senti fortes dores de cabeça e nas costas”. No sábado, as dores continuaram e a pressão arterial subiu bastante, o que a levou a procurar atendimento médico. No entanto, os sintomas só foram piorar nesta terça-feira, quando ela passou mal na própria Secretaria, sendo levada à emergência do hospital local.
Tatiane conta que, após solicitação médica, acionou o plano de saúde e colheu o exame Swab através da rede particular. O resultado saiu em 40 minutos, dando positivo para a doença. Como ela apresentava desconforto e dificuldade para respirar, precisou ficar em isolamento hospitalar, onde está recebendo o tratamento. Por prescrição médica, a secretária está fazendo uso de hidroxicloroquina aliada à ivermectina e azitromicina, além de dexametasona e anticoagulante, “tudo o que eu estou usando foi receitado pelo médico, não estou usando nada por minha conta”, frisou.
Tatiane ainda admitiu que chegou a tomar a ivermectina antes como forma de prevenção, mas mesmo assim contraiu o vírus.
De acordo com a nova nota técnica adotada pelo Ministério da Saúde, o isolamento para pacientes sintomáticos, como é o caso da secretária, passa para 10 dias a contar da data de início de sintomas (estando 24h sem febre e sem sintomas respiratórios). Portanto, na terça-feira (18) ela já poderá ser liberada a depender da evolução do caso. Segundo Tatiane, o marido e a filha também deverão fazer o exame, marcado para esta sexta-feira (14) rede particular, mas desde já cumprem isolamento domiciliar.